25 anos da estreia internacional do Su-27, em Le Bourget

13

Em nota divulgada em seu site em 11 de junho, a Sukhoi relembrou os 25 anos da estreia internacional do caça Su-27, no Salão Aeronáutico de Le Bourget (França) de 1989. Na ocasião, no início de junho daquele ano, foram exibidos no solo e em voo dois aviões, um Su-27 monoposto e um Su-27UB biposto, que voaram de Moscou para Paris (2384 km) sem escalas em três horas de voo, pilotados por Victor Pugachev e Yevgeny Frolov, e que foram agraciados com os títulos de Heróis da União Soviética e da Rússia, respectivamente.

As apresentações das aeronaves tiveram ampla repercussão, incluindo a manobra que se tornou famosa como “Cobra de Pugachev”, em homenagem ao piloto que a exibiu em Le Bourget, na qual se faz uma súbita e radical elevação do nariz, seguida da volta ao voo nivelado. Em agosto do mesmo ano, o Su-27 foi exibido ao público pela primeira vez em um show aéreo na Rússia.

O desenvolvimento do Su-27 foi iniciado em 1969, segundo a Sukhoi, e o voo do primeiro protótipo deu-se em 1977. O voo do primeiro exemplar de série foi realizado em junho de 1982, e a entrada em serviço deu-se em 1984. Desde então, foi desenvolvida uma família de caças, como o Su-27M, Su-27SK, Su-27SKM, Su-30MK, Su-30MK2 e Su-35, em serviço na Rússia e em mais de 30 países.

Confira a “cobra de Pugachev” no vídeo abaixo, com uma contextualização histórica (em inglês):

FONTE: Sukhoi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em russo)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz