Na Suécia, Parlamento autoriza Governo a adquirir caças Gripen E novos de fábrica
Autorização parlamentar anterior só cobria a conversão de versões existentes para o modelo de nova geração encomendado pela Suécia. Porém, desde o ano passado, informações da indústria já indicavam que células seriam novas, com aproveitamento de poucos itens de caças da frota atual
Em sessão realizada na quarta-feira, 11 de junho, o Parlamento Sueco aprovou proposta do Governo de que a encomenda sueca de caças Gripen E poderá incluir a produção de novos componentes e aeronaves.
A aprovação da proposta deu-se por aclamação, e foi publicada no site do Parlamento Sueco. Com a decisão, o Governo e as Forças Armadas da Suécia têm a autorização de encomendar à Saab (fabricante da aeronave) caças Gripen E novos de fábrica.
Aprovação anterior dada pelo Parlamento cobria apenas a reconstrução de aeronaves das versões Gripen C e D em caças Gripen E. Porém, a proposta do Governo Sueco, que estava na lista de temas para as sessões parlamentares de 2014, trouxe justificativas para retirar essa limitação, que vinha da época do acordo-quadro com a Suíça (clique aqui para acessar matéria da época, informando que apenas 8 exemplares suecos do Gripen E seriam novos, e os demais, convertidos de caças existentes).
Conforme o histórico mostrado na justificativa do Ministério da Defesa da Suécia, entendia-se na época do acordo-quadro que a conversão era a opção mais custo-efetiva para os exemplares suecos. Após o interesse adicional vindo do Brasil (seleção do Gripen, no final do ano passado, no programa brasileiro F-X2), o Governo justificou na proposta ao Parlamento que se poderia realizar a transição de caças anteriores para os novos de uma maneira mais eficiente em custos. Ao mesmo tempo, isso beneficiaria a capacidade operacional das Forças Armadas, tanto com nova construção de certos subsistemas quanto do avião por inteiro.
Assim, pela proposta enviada ao Parlamento essa transição será baseada, em parte, na reutilização de subsistemas dos exemplares de Gripen das versões A/B, além da produção de novos subsistemas e novas células. Isso deverá permitir que a frota existente de Gripen C/D seja descomissionada o mais tarde possível ao invés de ser reconstruída como aeronaves de nova geração, permitindo um aumento na disponibilidade de caças das Forças Armadas Suecas e a liberação, para leasing a outros países, de aviões adicionais. O governo solicitou então, ao Parlamento, a inclusão da produção de componentes novos e de aeronaves na autorização já concedida, alegando também que essa mudança não envolvia custos adicionais ao Estado, e essa proposta foi aprovada na sessão de quarta-feira, 11 de junho. Para acessar os textos originais disponibilizados pelo Parlamento Sueco, clique nos links dos parágrafos acima.
A nova aprovação parlamentar repercutiu em meios suecos, entre eles o Omni e o NyTeknik. Em abril (ou seja, antes do referendo suíço que barrou a decisão do Conselho Federal da Suíça de adquirir o Gripen) o SVT Nyheter já havia informado sobre a proposta do Ministério da Defesa da Suécia de adquirir jatos Gripen E novos de fábrica, mudando de vez o foco anterior de conversão dos caças atuais em modelos de nova geração, de forma a preservar a frota existente de Gripen C/D tanto para manter o quantitativo da Força Aérea Sueca quanto para atender ao maior interesse mundial por leasing das aeronaves (incluindo, à época, a própria Suíça). Clique nos links acima para acessar as notícias originais.
Vale lembrar que, desde o ano passado, pessoal da Saab ligado à produção e a imprensa especializada já informavam que o aproveitamento de itens de caças Gripen da frota atual seria restrita a poucos itens. Isso se deve às grandes mudanças estruturais que a versão Gripen E traz na célula, devido à realocação do trem de pouso para carenagens sob as asas, permitindo instalação de maior capacidade de combustível na fuselagem central, que precisou ser reprojetada assim como a traseira, devido ao novo motor. Entre os itens reaproveitáveis estariam o sistema ambiental/ fornecimento de oxigênio, assentos ejetáveis e partes do sistema hidráulico. O que faltava era uma aprovação política do Parlamento Sueco que viabilizasse a lógica industrial da produção de 60 caças Gripen E para a Suécia, já contratada, e que se espera ampliar para 70 exemplares com o aumento dos recursos para a Defesa, já aprovado no parlamento. Para saber mais a respeito, clique nos links da lista abaixo.
Com informações do Parlamento Sueco (Sveriges Riksdag), Omni, NyTeknik e SVT Nyheter – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em sueco.
IMAGENS: Saab
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