Boeing inaugura centro de pesquisa e tecnologia em S. José dos Campos
Centro faz parcerias com universidades, empresas e governo brasileiros para promover atividades de P&D
–
A Boeing inaugurou na quarta-feira, 4 de junho, um novo centro de pesquisa e tecnologia no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), para trabalhar no desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais com os principais pesquisadores e cientistas do país. As atuais áreas de foco do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil (BR&T-Brasil) são: biocombustíveis sustentáveis para aviação; gerenciamento avançado de tráfego aéreo; sensoriamento remoto; metais e biomateriais avançados; tecnologias de apoio e serviços.
“Como parte do compromisso de longo prazo da Boeing com o país, o Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil se concentrará em projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento, além de projetos que beneficiarão empresas do Brasil e os próprios brasileiros. Tudo isso, dentro do escopo de apoiar as metas de desenvolvimento tecnológico da Boeing como um todo”, afirma Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil.
“Reconhecemos a talentosa e crescente base de expertise tecnológica e a capacidade de pesquisa no Brasil, e estamos empolgados com a inauguração do BR&T-Brasil”, diz Al Bryant, vice-presidente do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil. “O centro vai fortalecer nosso relacionamento com a comunidade brasileira de P&D e colaborar para aumentar as capacidades do Brasil de forma que possa alcançar os objetivos de desenvolvimento econômico e tecnológico do país”.
Inicialmente, a equipe do centro trabalha em pesquisas e coordenação de pesquisas com universidades como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP), além de empresas como a Embraer. A equipe também trabalha com instituições de tecnologia do governo brasileiro como o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O Brasil é o sexto país a receber o centro de pesquisas avançadas da Boeing fora dos Estados Unidos, unindo-se a Europa, Austrália, Índia, China e Rússia.
“O BR&T-Brasil vai conectar-se às atividades de pesquisa que temos em andamento em todo o mundo,” afirma Paul Pasquier, vice-presidente de Tecnologia Global do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing. “O Brasil possui alguns dos tecnólogos mais inovadores do mundo, e este centro certamente será um catalisador para permitir uma colaboração global que beneficiará tanto o Brasil quanto a Boeing”.
DIVULGAÇÃO: Boeing
FOTOS: Prefeitura Municipal de São José dos Campos (C. Capucho)
VEJA TAMBÉM:
- Boeing renova parceria com programa Ciência sem Fronteiras
- Boeing anuncia Centro de Pesquisa e Tecnologia em São José dos Campos
- Boeing, Embraer e FAPESP divulgam Plano de Ação com oportunidades e desafios para viabilizar biocombustíveis para aviação
- Boeing conclui novo laboratório no país
- Embraer e Boeing assinam acordo de cooperação
- Parceria Embraer/Boeing de vento em popa
- Embraer e Boeing assinam MoU para implantar centro de pesquisa em biocombustíveis
- Custo trava uso de biocombustíveis na aviação
- Mais uma parceria Boeing – Embraer
- Parceria Embraer-Boeing no KC-390 é tema de nota no site da FAB
- Boeing amplia parcerias para pesquisa no Brasil: contratos com INPE e DCTA
- Embraer no programa T-X junto com a Saab e a Boeing?
- Boeing, Embraer e FAPESP divulgam Plano de Ação com oportunidades e desafios para viabilizar biocombustíveis para aviação
- Relação entre Brasil e EUA não pode ser afetada por Snowden, diz presidente da Boeing
- Boeing inaugura escritório no Brasil
- Boeing propõe parceria à Embraer
- Boeing lança seu novo site no Brasil com evento em São Paulo
- Boeing comemora, em Brasília, seus 80 anos de atividade no Brasil
- Muito além do F-X2
- JDAM e SDB para o Super Tucano atacar a concorrência, via Boeing
- Boeing anuncia futuro Centro de Pesquisa e Tecnologia no Brasil
- Simuladores: Poder Aéreo ‘voa’ Super Hornet ‘na ponta dos dedos’ – parte 1
- Simuladores: Poder Aéreo ‘voa’ Super Hornet ‘na ponta dos dedos’ – parte 2