Troca de guarda francesa na Polônia: chega o Mirage, volta o Rafale

5

O Ministério da Defesa da França informou em nota publicada na quarta-feira, 4 de junho, sobre a troca do contingente de caças em operação na Base Aérea de Malbork, na Polônia, realizada no dia anterior. Os caças Rafale,  desdobrados na Polônia desde 28 de abril, foram substituídos por dois caças Mirage 2000-5 da Base Aérea de Luxeuil e dois Mirage 2000C da Base Aérea de Orange.

A nota destacou que os quatro Mirage 2000, que pousaram na base em 2 de junho, são empregados em defesa aérea, utilizam mísseis ar-ar e são dotados de grande autonomia, sendo capazes de assumir a missão de alerta tanto quanto o Rafale.

A missão do contingente francês, de quatro aeronaves e uma centena de militares, continua dupla: cumprir missões de treinamento de policiamento aéreo da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com suas contrapartes polonesas e participar, sob demanda da OTAN, da missão de vigilância do espaço aéreo dos países bálticos, em alertas 24 horas / 7 dias por semana.

Para saber mais sobre esse desdobramento francês e assuntos relacionados, no contexto da resposta da OTAN à crise da Ucrânia com a Rússia, clique nos links a seguir.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz