Belgas enviam RFI para cinco concorrentes à substituição do F-16

24

Pedido de informações foi enviado para agências estatais responsáveis pelos programas de cinco caças: F-35, F/A-18 Super Hornet, Rafale, Gripen e Eurofighter Typhoon

 

Segundo reportagem de quarta-feira, 4 de junho, publicada pelo jornal belga Le Vif, o Ministério da Defesa da Bélgica enviou a cinco agências estatais de cinco nações pedidos de informação (RFI – Request for Information) referentes a aviões de combates que poderão substituir os atuais caças F-16 do componente aéreo da defesa do país.

Das cinco agências, duas são dos Estados Unidos, o Joint Program Office (JPO), responsável pelo programa do F-35 Lightning II fabricado pela Lockheed Martin, e o Navy Integrated Program Office (Nipo), do programa F/A-18F Super Hornet da Boeing.

Outras três agências são europeias: a Direction générale de l’Armement (DGA) do Ministério da Defesa Francês, responsável pelo caça Rafale da Dassault, a Swedish Defence and Security Export Agency (FXM), do JAS-39 Gripen da Saab, e o Ministério da Defesa Britânico para o Eurofighter, do consórcio europeu homônimo. As informações foram dadas por um porta-voz da Defesa da Bélgica à agência BELGA.

A publicação do RFI é a primeira etapa de um longo processo de aquisição, que prevê o início de entregas de um novo caça a partir de 2023, quando estão programadas as primeiras baixas dos jatos F-16, conforme chegam ao final da vida útil.

FONTE: Le Vif (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

FOTOS: Componente Aéreo da Defesa da Bélgica

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz