Celso Amorim será convocado para falar sobre Gripen e a compra de mísseis dos EUA
De acordo com o parlamentar, o Harpoon Block II, na versão AGM-84L, cobre distância superior a 125 quilômetros. A ogiva de ataque pesa 221 quilos. Na sua avaliação, o ministro da Defesa precisa esclarecer as razões que levariam o Brasil a comprar um produto por quase o dobro do preço pago por outro país, neste caso, um sócio nos BRICS.
Em relação ao Gripen NG, Mendes Thame está preocupado com o futuro da parceria depois que a Suíça decidiu cancelar a compra do avião por meio de plebiscito. Ele acredita que a decisão gera uma série de incertezas em relação à parceria entre Brasil e Suécia. O Brasil acabou como único cliente da Saab para um avião que sequer existe.*
Até a assinatura do contrato, a parceria estará cercada de dúvidas, mas há quem aposte que o Brasil poderá barganhar um preço ainda melhor pelo avião uma vez que a própria sobrevivência da empresa depende diretamente da confirmação da compra pelo Brasil.
Transferência tecnológica
Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), propôs a realização de audiência pública com as presenças do Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Coordenador Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) – Programa PROSUB, da Marinha, e o Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi, titular da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Programa FX-2 (Aeronaves de Caça Gripen NG) e Programa KC-390 (Aeronave de Transporte de Pessoal e Carga) da Força Aérea Brasileira para prestar informações sobre a “Transferência de Tecnologia” e “Nacionalização” da Produção de Defesa.
FONTE: Ag. Inforel de notícias, via Sinopse Online da Marinha
COLABOROU: Sandro
*NOTA DO EDITOR: pode-se até argumentar que o caça “sequer existe”, dado que há apenas um exemplar em voo, um demonstrador de conceito que se integrou à campanha de testes de sistemas, e o primeiro protótipo efetivo da nova versão só deverá voar no ano que vem. Porém, dizer que “o Brasil acabou como único cliente da Saab” para o caça Gripen NG é esquecer que o país, na verdade, é o segundo cliente: o primeiro e principal cliente do Gripen NG, até o momento, é a própria Suécia, cuja encomenda é de 60 aeronaves, podendo chegar a 70.
Para saber mais a respeito, incluindo detalhes sobre a encomenda sueca, cujos caças deverão reaproveitar alguns equipamentos dos atuais Gripen C em serviço na força aérea daquele país, clique nos links a seguir.
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