Segundo nota divulgada nesta sexta feira, 30 de maio, pelo Valor Econômico (versão em inglês), o grupo sueco Saab adquiriu mais 15% da empresa de engenharia aeronáutica brasileira Akaer. A Saab fabrica o caça Gripen, que foi selecionado pelo Brasil numa concorrência para fornecimento de 36 aeronaves.

A Saab já havia investido na Akaer em maio de 2012, quando adquiriu uma participação desse mesmo valor de 15%. O acordo para a transação abre o caminho para que a Saab aumente sua participação na empresa brasileira até 40%, tornando a Akaer o braço técnico da empresa sueca no Brasil. Segundo o presidente da Akaer, César Augusto da Silva, é esperado que, pelo acordo, a empresa brasileira apoie o grupo sueco no processo de transferência de tecnologia a ser realizado com o desenvolvimento do caça Gripen.

A Akaer já participa há anos, sob contrato da Saab, no desenvolvimento da nova geração do Gripen. A empresa, em parceria com outras companhias brasileiras  no chamado “Consórcio T1”, tem sob sua responsabilidade atividades relacionadas a desenvolvimento e produção das fuselagens central e traseira, assim como portas do trem de pouso principal, segundo o site da Akaer.  Para saber mais a respeito, clique nos links a seguir.

Com informações do Valor international e da Akaer (também imagens)

COLABOROU: Sandro

NOTA DO EDITOR: a matéria também está disponível na versão em português do site do Valor Econômico, para cadastrados.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz