Caças Super Hornet da RAAF em exercício de ataque de longo alcance com armas guiadas

4

Desde o dia 12 e até 24 de maio, caças F/A-18F Super Hornet da Força Aérea Real Australiana (RAAF) realizam o exercício de ataque de longo alcance “Stoneage”, com armas guiadas. O exercício é conduzido pelo Esquadrão No. 1 a partir da Base Aérea de Amberley, e os armamentos são lançados no campo de tiro de Woomera.

Nas imagens acima, podemos ver caças decolando com três tanques externos e armas guiadas JSOW (Joint Stand Off Weapon). Também se pode ver a JSOW sendo instalada, assim como, nas fotos abaixo, a instalação de bombas e de suas unidades de guiagem (Guided Bomb Units) GBU-24.

Segundo a nota do Ministério da Defesa da Austrália, também foram empregadas as bombas guiadas GBU-10 e GBU-31, embora não apareçam nas fotos.

Com informações e fotos do Ministério da Defesa da Austrália

NOTA DO EDITOR: a Base Aérea de Amberley fica próxima a Brisbane, na costa leste da Austrália, enquanto o campo de Woomera fica no centro-sul do país, na região dos lagos Gairdner e Torrens. Consultando um mapa, constata-se que a distância de voo entre Amberley e Woomera é de cerca de 1.600km. Não foi divulgado se o exercício envolvia reabastecimento em voo. Vale lembrar que os caças Super Hornet da Austrália substituíram os jatos de ataque F-111, que por décadas foram os principais meios de ataque a longa distância da RAAF.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz