Gripen na Suíça: referendo termina com vitória do ‘não’ por 53,4% dos votos

39

A população suíça rejeitou, nesse domingo, o sistema de financiamento da compra de novos caças Gripen NG, no qual cerca de 300 milhões de francos suíços seriam separados, do orçamento de defesa, para a aquisição de 22 unidades do caça fabricado pela sueca Saab, que o governo havia selecionado no final de 2011 como a melhor proposta em comparação com as da Dassault francesa (Rafale) e EADS / Airbus (Eufofighter Typhoon).

A vitória do não foi um pouco menos apertada do que algumas projeções mostravam, mas ainda assim, mostra uma clara divisão da população suíça sobre o tema: 53,43% votaram pelo não, e 46,57% pelo sim. Em número de cantões (estados) suíços, a aquisição dos caças venceu por 12 a 11, mas os dois mais populosos (nos quais a apuração levou mais tempo), Zurich e Berne, acabaram confirmando o não – embora neles a margem tenha sido relativamente pequena: 51,38% contra 48,62% no primeiro e 50,9% contra 49,1% no segundo. Clique nas imagens acima e abaixo para acessar os resultados por cantão.

Agora, a polêmica na suíça deverá se voltar ao orçamento de defesa. Recentemente, o parlamento aprovou um aumento de 4,7 para 5 bilhões de francos suíços anuais para a defesa, sendo que os 300 milhões de diferença seriam utilizados, ao longo de aproximadamente 10 anos, justamente para viabilizar a compra de novos caças. Os partidos opositores à compra de caças provavelmente vão lutar, no parlamento, para que o “não” do referendo seja interpretado como uma negativa a esse aumento para a defesa, disponibilizando os 300 milhões para outras pastas.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz