Livro ‘A Serviço do Generalíssimo’ – os pilotos brasileiros na República Dominicana
No livro “A Serviço do Generalíssimo – Pilotos Brasileiros na República Dominicana”, um lançamento da C&R Editorial, Hélio Higuchi conta a saga de um grupo de pilotos brasileiros em uma missão mirabolante
O título aí acima parece coisa de ficção. Mas não é. Pilotos brasileiros da aviação civil foram contratados para bombardear Caracas!
Só que essa incrível história aconteceu no final dos anos 40 e início dos 50 do século XX. O contratante foi o governo de um dos mais sanguinários ditadores daquela época:
Rafael Trujillo, o homem que governou, diretamente ou por meio de “laranjas”, a República Dominicana, de 1930, quando, em uma eleição fraudulenta, foi eleito presidente do país, até 30 de maio de 1961, quando foi assassinado a mando de opositores.
Em 1948, Trujillo, sentindo-se ameaçado por várias facções opositoras, que queriam tirá-lo do poder, resolveu criar uma força aérea para a República Dominicana. Uma das missões, a mais mirabolante delas, seria bombardear Caracas, partindo de uma pista clandestina em plena Amazônia brasileira…
A vida dos pilotos brasileiros em Ciudad Trujillo (hoje, novamente, Santo Domingo), as extravagâncias de Trujillo e sua família (que chegou a ser proprietária de 70% das empresas do país), principalmente do filho Rafael, conhecido como Ramfis, general aos 14 anos de idade, e episódios inacreditáveis, mas verdadeiros, fazem deste livro uma leitura obrigatória que a C&R Editorial lança neste início de maio em todo o Brasil.
O autor
O paulistano Hélio Higuchi, nascido em 1953, tem sua carreira profissional no setor de hotelaria. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, ele tem pós-graduação em Marketing.
Mas sua paixão mesmo é pesquisar e escrever sobre História Militar, especialmente da América Latina. Já publicou artigos em diversas publicações especializadas, como a revista Asas, da C&R Editorial, editora pela qual publicou em 2008, o livro “M4 Sherman no Brasil”, em co-autoria com Paulo Bastos.
Dedicando vários anos à pesquisa e à checagem e rechecagem dos fatos que resultaram em “A Serviço do Generalíssimo”, Higuchi chegou ao único protagonista dos fatos ainda vivo, o que assegurou ainda mais a precisão histórica da obra e um colorido
inigualável ao livro que conta esse incrível episódio da história da aviação militar.
Ficha técnica
Título: A Serviço do Generalíssimo
Autor: Hélio Higuchi
Editora: C&R Editorial
N.º de páginas: 204
Preço: 68,00
Mais informações
Pedro Autran
Autran& Autran Associados
Tel: (11) 2281-7205/ (11) 99488-8943
E-mail: autranassociados@bol.com.br