Três caças F-35B participarão do ‘Royal International Air Tattoo’ em julho, no Reino Unido, com demonstrações aéreas

À exceção de maquetes, o caça Lockheed Martin F-35 nunca foi visto, até hoje, fora dos Estados Unidos. Isso vai mudar entre os dias 11 e 13 de julho, com a participação de três exemplares da versão F-35B (de decolagem curta e pouso vertical) no evento aéreo “Royal International Air Tattoo” (RIAT), na base da RAF (Força Aérea Real Britânica) de Fairford.

Duas das três aeronaves são do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC). Já a terceira é um exemplar destinado ao Reino Unido, que pretende adquirir 138 jatos F-35B para operação conjunta entre a RAF e a Marinha Real (Royal Navy). Já foram iniciados os treinamentos de pilotos e pessoal de terra na base americana de Eglin, na Flórida.

Haverá apresentações em voo de um dos jatos nos três dias do evento, e será mostrada a capacidade de pouso vertical na qual o caça operará nos futuros navios-aeródromos britânicos.

O evento, historicamente, já realizou diversos “debuts” de aeronaves militares no Reino Unido, como o F-14 Tomcat em 1976, o MiG-23 em 1991, o Typhoon em 1995 e o V-22 Osprey em 2006. Para quem estiver na Inglaterra à época do evento, é bom saber que, segundo a RAF, os ingressos só podem ser adquiridos antecipadamente. Ingressos com desconto estão disponíveis até 31 de maio no airtattoo.com ou pelo telefone 0800 107 1940, lembrando que menores de 16 anos, acompanhados, não pagam. A renda do evento ajuda a manter o “RAF Charitable Trust”.

FONTE: RAF (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Marinha dos EUA (em caráter meramente ilustrativo)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz