Typhoons da RAF na Lituânia: tributo a poloneses e visita do MD britânico

3

Com quatro caças Typhoon da RAF (Força Aérea Real Britânica) na Lituânia para reforçar o dispositivo da OTAN no Báltico, autoridades de defesa do Reino Unido aproveitaram para visitar a base lituana de Siauliai e fazer um tributo a seus aliados poloneses, que cumprem o rodízio do policiamento aéreo da OTAN na região com seus caças MiG-29.

O comandante do Grupo 1 da RAF, vice-marechal do ar Stuart Atha afirmou que a missão conjunta é uma continuação dos fortes laços históricos entre a Grã-Bretanha e a Polônia, que se estendem à Batalha da Inglaterra, na Segunda Guerra Mundial. A declaração foi dada em cerimônia formal em que esteve presente o primeiro ministro da Lituânia, evento em que houve uma passagem, sobre o aeródromo, de um F-15C da Força Aérea dos EUA (USAF) que deixava a missão e dos jatos Typhoon e MiG-29 que a assumiam.

O Esquadrão 3, ao qual pertencem os pilotos e caças da RAF desdobrados na Lituânia, tem uma história que inclui participação na Batalha da Inglaterra. Na batalha, 145 pilotos poloneses se juntaram às fileiras da RAF, assim como pilotos de outras nações, para defender a Grã-Bretanha, e o desdobramento conjunto iniciado agora, na Lituânia, é visto como uma novo capítulo desse longo relacionamento.

Visita do Secretário de Defesa do Reino Unido, Philip Hammond

O secretário Hammond encontrou-se em 2 de maio com o ministro da Defesa da Lituânia, Juozas Olekas, e ambos assistiram a uma decolagem em alerta (scramble) de um par de caças Typhoon com armamentos reais. O desdobramento britânico de caças na Lituânia e de tropas para exercícios na Estônia, segundo Hammond, demonstra o compromisso com os parceiros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na região e também a forma dos britânicos e seus parceiros condenarem o comportamento russo e exigirem que a Rússia tome os passos necessários para aplacar a crise.
De sua parte, o ministro lituano destacou o acordo entre partidos no parlamento do país para que a Lituânia amplie seu orçamento de defesa de modo a atingir, em 2020, o valor de 2% do PIB.

FONTES e FOTOS: RAF e Ministério da Defesa da Lituânia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

NOTA DO EDITOR: diferentemente de imagens que havíamos mostrado dias atrás, com caças Typhoon, F-15C e MiG-29 voando em formação sem armamentos em seus pilones, desta vez a RAF mostra seus Typhoons equipados com mísseis ar-ar de médio e de curto alcance. Infelizmente, as imagens disponibilizadas pela RAF são em tamanho pequeno.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz