A Ukroboronprom State Concern informou nesta quarta-feira, 7 de maio, que as instalações aeronáuticas de Odessa, na Ucrânia continuam realizando os serviços de reparo e atualização dos caças MiG-21 da Croácia, conforme contratado e dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério da Defesa da Croácia. 

Segundo o executivo Oleksandr Stecenko da Ukroboronprom, conglomerado que reúne diversos empreendimentos de defesa da Ucrânia, foram resolvidos todos os problemas técnicos para se chegar ao cronograma de trabalhos, permitindo que três aeronaves MiG-21 BIS estejam  na fase de montagem e finalização.

MiG-21 da Croácia com padrão de pintura antigo. Comparar com o padrão das aeronaves que passam por reparo e atualização na Ucrânia, da foto do alto – foto Min. Def. da Croácia

Outras três aeronaves já foram testadas após o reparo, das quais uma (MiG-21 UMD) se encontra na fase de pintura e duas (MiG-21 BIS) estão preparadas para transporte. A imagem acima, de um MiG-21 com a camuflagem em uso na Croácia, pode ser comparada com a nova pintura da foto do alto.

O reparo e atualização de outras aeronaves (três MiG-21BIS e três MiG-21UMD) estão sendo realizados nas instalações de Odessa, conforme a nota divulgada.

Sobre os testes de voo das primeiras aeronaves após a realização dos trabalhos, estes já haviam sido noticiados no início de abril pelo Ministério da Defesa da Croácia. Os dois primeiros MIG-21 BIS foram testados e inspecionados com sucesso por uma equipe do ministério, que realizou a recepção preliminar e revisão da documentação. Os voos foram realizados pelo coronel Ivan Selak em 31 de março, e permitiram constatar que os problemas anteriores com o equipamento de navegação foram resolvidos.

A entrega à Croácia do primeiro de cinco jatos MiG-21 que passaram pelos trabalhos em Odessa foi feita em 12 de abril, por caminhões (passando pela Hugria) que trouxeram a aeronave à Base Aérea de Pleso, como mostram as fotos ao lado e abaixo.

FONTES / FOTOS: Ukroboronprom State Concern e Ministério da Defesa da Croácia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

NOTA DO EDITOR: os números da nota da Ukroboronprom são confusos, e as notas do Ministério da Defesa da Croácia não ajudam muito. Porém, o site Flightglobal, recentemente (veja primeira matéria dos links a seguir) informou que “o projeto inclui a revisão de sete aeronaves e o fornecimento de cinco exemplares monopostos adicionais que estão sendo modernizados e equipados segundo as especificações da Força Aérea Croata.”

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz