Em reunião nos EUA, ministro tcheco reitera oferecimento de caças Gripen para reforçar Báltico
Em 29 de abril, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, recebeu em Washington sua contraparte da República Tcheca, Martin Stropnický, em reunião que discutiu o desenvolvimento da crise na Ucrânia. Ambos concordaram que a prioridade é a resolução política, mas que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deve estar preparada para proteger seus membros do Leste Europeu.
Assim, os Estados Unidos deslocaram forças para a Polônia e países do Báltico, e a República Tcheca reiterou seu oferecimento de quatro caças JAS-39 Gripen para reforçar o dispositivo de defesa aérea da região.
Stropnický deixou claro que a República Tcheca está interessada em participar de exercícios conjuntos nos Estados Unidos e na Polônia, realizados duas vezes por ano. Caso seus caças tomem parte nos treinamentos, estes poderiam ser realizados na base tcheca de Čáslavi.
Por seu lado, Hagel afirmou que a República Tcheca precisa reverter o declínio de seu orçamento de defesa, que foi reduzido em 1/4 nos últimos cinco anos. Ele recebeu uma resposta polida, porém firme, de Stropnický, que destacou que essa queda começou a ser revertida gradualmente, já que a defesa não pode apenas viver de crédito.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em tcheco)
VEJA TAMBÉM:
- Governo tcheco oferece caças Gripen para proteger países da OTAN que fazem fronteira com a Ucrânia
- Havia um Gripen no meio de Praga; no meio de Praga, havia um Gripen
- Gripen na República Tcheca até 2029
- Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca
- Offset do Gripen para a República Tcheca chega a 27,4 bilhões de coroas
- Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca
- Gripens tchecos treinam reabastecimento em voo com A310 MRTT alemão