Auditores revelam que custo global dos Typhoons alemães será o dobro do planejado

31

Valor planejado para o custo do ciclo de vida das aeronaves era de 30 bilhões de euros, mas deverá chegar a 60 bilhões segundo auditores federais da Alemanha, mesmo com redução na quantidade final

A Reuters noticiou na quarta-feira, 30 de abril, que auditores federais alemães revelaram que o Ministério da Defesa da Alemanha não tem supervisão dos custos de aquisição de seus caças Eurofighter Typhoon, junto ao Grupo Airbus, e que vai gastar o dobro do que havia planejado, neste que é o mais caro projeto de defesa do país.

A Corte de Auditores Federais da Alemanha, que audita o gerenciamento financeiro do governo do país, afirmou em relatório que os custos dos jatos Eurofighter ao longo do ciclo de vida poderão crescer para cerca de 60 bilhões de euros (aproximadamente 83 bilhões de dólares), em comparação com o valor de 30 bilhões planejado originariamente. E isso ocorrerá apesar da redução na quantidade de jatos encomendados.

Segundo os auditores, os custos operacionais subiram fortemente, em especial os de manutenção. Também foi relatado que o orçamento de 11,8 bilhões de euros para adquirir 180 jatos Eurofighter Typhoon, calculado pelo Ministério da Defesa em 1997, será suficiente para comprar apenas 140 aeronaves.

FONTE: Reuters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Força Aérea Alemã

VEJA TAMBÉM:

 

wpDiscuz