Caças Rafale chegam à Polônia para compensar envio de caças MiG-29 poloneses ao Báltico
As imagens acima e abaixo são do Ministério da Defesa da França e do Ministério da Defesa da Polônia, e mostram a chegada de quatro caças Rafale da Força Aérea Francesa à base polonesa de Malbork (ou Malborka).
Segundo nota do MD da Polônia, a chegada desses quatro caças Rafale à 22ª Base Aérea Tática de Malborka, onde os franceses permanecerão operando por quatro meses, está relacionada ao envio de quatro caças MiG-29 daquela base para a próxima rotação de caças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na missão de policiamento aéreo do Báltico (BAP), na Lituânia.
O envio dos quatro caças MiG-29 para a missão está programado para 1º de maio, e eles permanecerão por quatro meses na base lituana de Siauliai. Durante o tempo em que os caças MiG-29 poloneses estiverem na Lituânia, os caças Rafale franceses estarão desdobrados na Polônia, esperando-se também que o Rafale seja substituído nessa missão, no período, por caças Mirage 2000.
Nas imagens, pode-se reparar nos mísseis MICA nas versões guiadas por radar e por infravermelho que equipam os caças franceses, marcados com listras que designam armas de emprego operacional (caso fossem de exercício, as listras seriam azuis).
FONTES / FOTOS: Ministério da Defesa da França e Ministério da Defesa da Polônia (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de informações originais em francês e polonês)
NOTA DO EDITOR: na foto de abertura, vê-se o número 118 abaixo da cabine do caça Rafale, indicando que essa aeronave em especial é baseada em Mont-de-Marsan (BA-118), onde o esquadrão operacional de Rafale (há um outro esquadrão baseado lá, porém dedicado a provas e experiências) é o Normandie-Niemen. O fato curioso, e talvez simbólico, é que a unidade lutou na Segunda Guerra Mundial na então União Soviética, equipada com caças russos, e hoje está sendo desdobrada na Polônia justamente para se contrapor a uma ameaça russa ao leste europeu. Para saber mais sobre o esquadrão Normandie-Niemen e assuntos ligados à defesa aérea do Báltico, clique nos links a seguir, que também dão acesso a diversas outras matérias relacionadas.
VEJA TAMBÉM:
- Caças Rafale e Yakovlev nos 70 anos do Esquadrão ‘Normandie-Niemen’
- Rafale com as cores do ‘Normandie Niemen’ nos 100 anos da aviação russa
- MD francês confirma que os caças que enviará à Polônia serão Rafale
- Reino Unido manda quatro caças Typhoon da RAF para a Lituânia
- França vai enviar quatro caças para reforçar patrulhas da OTAN no Báltico
- USAF reforça defesa aérea do Báltico com mais seis caças F-15
- Caças Mirage F1CR franceses, em alerta no Báltico, interceptam avião russo
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
- Defesa do Báltico: chega o Fulcrum, sai o Phantom, fica a fumaça
- F-16 dinamarqueses substituem os Mirage 2000-C no Báltico…