EASA certifica reprojeto da engrenagem do eixo vertical do Airbus Helicopters EC225/725

18

O eixo de engrenagens cônicas verticais redesenhado para o EC225 da Airbus Helicopters foi certificado, permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste tipo em operação no mundo, bem como aqueles que estão sendo produzidos.

A certificação foi concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e terá sua validação seguida por outras autoridades de aeronavegabilidade internacionais.

A fabricação da engrenagem do eixo redesenhado está em andamento, permitindo a implementação mundial em aeronaves em serviço e na produção, a partir do segundo semestre de 2014.

“A Airbus Helicopters colocou uma prioridade muito alta no desenvolvimento deste novo eixo para o EC225. A certificação da EASA é um marco importante para a fazer nossos clientes voarem com a solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus Helicopters – Engenharia.

O novo projeto elimina todos os três fatores que, em conjunto, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical. Ele oferece resistência à corrosão, compensa o stress residual e elimina estresse pontos quentes.

Após dois pousos controlados na água do EC225 no Mar do Norte em 2012 e a suspensão de parte da frota de aeronaves, medidas de precaução e de prevenção foram imediatamente desenvolvidas pela Airbus Helicópteros e implementadas com sucesso por parte dos operadores, levando a um retorno completo ao serviço.

Como a mais recente evolução da família Super Puma da Airbus Helicopters, mais de 200 aeronaves EC225/725s foram entregues a 35 operadores, acumulando mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os operadores mais exigentes, o EC225 é um helicóptero burro de carga de 11 toneladas integrando todas as últimas inovações tecnológicas.

FONTE / FOTOS / VÍDEO: www.airbushelicopters.com

COLABORARAM: Augusto e Jean-Marc Jardino

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz