Aeronaves que pertencem à Emirates e à International Lease Finance (ILFC) serão arrendadas para voos internacionais

 

  A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou, nesta quarta-feira, um plano de expansão dos seus negócios, que contempla um investimento de US$ 2 bilhões no arrendamento de 11 aeronaves dos modelos Airbus A330-200 e A350.

Os aviões serão utilizados em voos internacionais, inicialmente para três cidades no sul da Flórida, a partir do começo de 2015, informou o CEO da Azul, David Neeleman. “Estamos negociando com os aeroportos de Miami, Fort Laurderdale e Orlando”, disse.

A mudança no perfil da frota atual, formada hoje por aeronaves Embraer, é um passo fundamental para que a empresa possa colocar em prática o objetivo de voar para rotas mais longas, tanto para a América do Norte como para a Europa.

Em coletiva de imprensa na sede da UniAzul em Campinas (SP), Neeleman, acompanhado do presidente da Azul, Antonoaldo Neves, disse que para viabilizar seu projeto de internacionalização, a companhia não precisará obter recursos por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

O arrendamento das aeronaves, segundo o presidente da Azul, será feito pelo prazo de 8 a 12 anos. As aeronaves estão sendo adquiridas da Emirates e da International Lease Finance (ILFC). A Azul fará um investimento de US$ 8 milhões em cada uma das aeronaves arrendadas, para reformar o interior e colocá-las no padrão da companhia.

Embraer

Os planos de expansão da Azul não contemplam mudanças na frota de aviões Embraer. Neeleman disse que está bastante animado com os novos motores que irão equipar a segunda geração de jatos Embraer e admitiu estar em conversações com a companhia para uma possível aquisição no futuro. “Podem apostar que vamos comprar”, afirmou.

Segundo o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, no curto prazo, as aquisições de novos aviões da Embraer não fazem sentido, pois a companhia ainda tem cerca de 15 a 20 jatos da fabricante para receber. “Novas aquisições serão feitas à medida que o ciclo de vida ideal das aeronaves [Embraer] estiver terminando”, disse.

A Azul possui hoje uma frota de 136 aeronaves, entre os modelos Embraer e ATR, que fazem 876 voos diários para 104 destinos.

FONTE: Valor Econômico

COLABOROU: Henrique C.O

wpDiscuz