Campanhas do sim e do não ao Gripen na Suíça: o combate na arena visual
No dia 18 de maio, a população da Suíça participará de um referendo para aprovar ou não o sistema de financiamento da compra de 22 caças Gripen suecos, que já foi aprovada pelo Parlamento Suíço. Enquanto isso, há campanhas do “sim” e do “não” ao Gripen fazendo um legítimo combate na arena visual, ou seja, nas imagens.
Veja, em alemão, francês e italiano, as três línguas oficiais do país, alguns exemplos dos apelos visuais das campanhas do SIM (JA/OUI/SI) e do NÃO (NEIN/NON/NO). Clique nas próprias imagens acima e abaixo para acessar as campanhas nas três línguas.
Para quem trabalhou bastante tempo em propaganda, como é o caso deste editor, fica evidente o apelo visual muito mais direto, simples e de impacto da campanha do “sim”. A exceção para a falta de criatividade visual da campanha do “não” é um interessante ícone: um voto dobrado como um avião de papel, entrando numa urna. Clicando no ícone abaixo, você acessa a campanha do “não” no facebook, e aí sim poderá encontrar algumas imagens mais criativas, compartilhadas entre os diversos membros da comunidade, assim como as derivações do apelo visual da campanha contra o caça em camisetas e outros meios.
Acompanhando o visual do ícone, é no facebook que a campanha do “não” se redime da falta de criatividade gráfica e da mal resolvida imagem da diminuta maleta de dinheiro com o caça (que pelo pequeno tamanho lembra tanto os estojos de guarda de valores em bancos quanto os de primeiros socorros ou marmitas): o “não” se mostra muito mais plural e de apelo popular nas mídias sociais do que o “sim” (clique aqui para acessar a comunidade do sim). A campanha do “sim”, no facebook, tem um apelo muito mais “oficial” de dizer sim à segurança, enquanto a campanha contrária ao caça, na mídia social, se mostra mais ampla e variada em suas formas de dizer não ao gasto de bilhões com caças.
Enquanto esse combate na arena visual vai se acirrando na Suíça, o leitor Elezer, que inspirou esta matéria após avisar que a campanha do sim “já” (desculpem o trocadilho com o alemão…) está espalhada pelas ruas da região de Zurique (Zürich), nos mandou a seguinte foto:
COLABOROU: Elezer
VEJA TAMBÉM:
- Gripen na Suíça: rejeição ao caça diminui, mas pesquisa aponta vitória apertada do ‘Não’
- Rejeição ao Gripen cai na Suíça, mas maioria dos entrevistados ainda é contra a compra dos caças suecos
- Gripen na Suíça: lançada a campanha a favor do caça
- Mídia da Suíça, país que também selecionou o Gripen, repercute decisão do F-X2 brasileiro
- Saab revela projeto completo do Gripen E, com redução de custos
- Patrouille Suisse deverá voar com F/A-18 Hornet, mas só se Gripen for aprovado em referendo
- Se Gripen passar pelo referendo na Suíça, Marinha dos EUA poderá comprar os F-5 suíços
- Gripen na Suíça: oposição à compra de caças consegue assinaturas para referendo
- Parlamentar ‘verde’ suíço quer interceptador que não seja supersônico?
- Pacifistas não querem deixar a nova geração do Gripen decolar em paz
- Empresa suíça fornece à Saab máquinas para produção do Gripen E
- Indústria suíça será fornecedora única de componentes importantes do Gripen E
- Concorrência suíça poderá representar ponto de virada para os ‘Eurocanards’
- Por que a Suíça quer um novo caça?
- De zero a nove, nota final do Gripen na avaliação suíça foi de 6,36 pontos