Show Aéreo Missão Centenário recebe Marcos Pontes
O sonho de ser astronauta, estava estampado na face de Wilson de Oliveira. O microempresário, foi dos primeiros a ultrapassar a corrente que separava a réplica do traje do astronauta brasileiro Marcos Pontes, para ir tirar uma foto devidamente paramentado. Sua companheira, Erica Regina Cruz Brasil, era a “fotógrafa oficial” do momento. “Uma pena que não dá mais tempo” de realizar esse sonho.
Mas dará tempo sim, de ao menos fazer uma viagem de turismo para a estação espacial Bigelow (leia mais na página 5) uma realidade mais próxima do que se imagina, o turismo espacial, acredita Marcos Pontes.
Ao lado do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) e do vereador Fernando Mantovani (PSDB) – autor da lei que institui as comemorações do Dia do Astronauta em Bauru-, Marcos Pontes abriu às 10h51 de uma manhã típica bauruense, de muito sol e calor as festividades do Dia do Astronauta Brasileiro. Coube a um paraquedista trazer do céu a bandeira brasileira para o evento que também foi chamado de “Show Aéreo Missão Centenário”. E shows não faltaram. Tudo para lembrar que há 8 anos, o astronauta bauruense, nascido e criado no bairro Bela Vista, ia para o espaço partindo da estação de Baikonur, na Rússia. Era a primeira missão espacial brasileira dando certo.
Evento para ficar na lembrança
Praticamente desde as 9h da manhã até ao entardecer – apenas por volta das 16h uma chuva espantou um pouco o público – houve atrações no Aeroclube de Bauru. Os presentes puderam assistir a um show de paraquedismo. Quatro atletas se revezaram ao longo do dia em saltos. Houve lançamento de um foguete para marcar a cerimônia de abertura. Não faltaram demonstrações de aeromodelismo e até um drone percorreu a área, atraindo olhares e as crianças enfrentaram filas para usar uma luneta (feita de forma artesanal, a custo quase zero) para observar o céu.
Enquanto o Corpo de Bombeiros simulava um salvamento em pista, com resgate de vítimas e “apagando” um incêndio numa aeronave, o público também podia visitar os estandes montados para a feira.
No ar, destaque para a passagem de um jato de caça da Marinha, que fez voos rasantes por volta do meio-dia e a apresentação do helicóptero Águia da Polícia Militar.
No quesito música também não faltou atração com a apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar, da Força Aérea Brasileira (FAB) e até um coral especial – o Astropontes – marcou presença na hora em que houve descerramento do mais novo monumento da cidade. Com tanto espetáculo no ar a presença de um tanque de guerra, chamou a atenção na terra. E houve até iguarias gastronômicas, ou seriam astronômicas, com o lançamento de um churro espacial, feito especialmente para homenagear Marcos Pontes e um lanche, o Planeta, que seria o preferido do homenageado.
FONTE: JCNET.COM
COLABOROU: Andreas Leber