Colin Clark (editor do Breaking Defense)

Após vários anos parecendo não gostar do F-35C, ou pelo menos demonstrando um interesse morno para comprá-lo, a Marinha hoje (26/3) finalmente revelou por que ela quer comprar mais jatos EA-18G da Boeing.

Basicamente, tudo se resume ao fato de que o EA-18G, conhecido como Growler, emite um conjunto mais amplo de frequências para guerra eletrônica do que o F-35 , informou o contra-almirante Michael Manazir a jornalistas depois da reunião da subcomissão sobre Forças Terrestres e Aéreas do Congresso dos EUA. Os dois aviões voando juntos formam um pacote de ataque muito mais eficaz, de acordo com análise da Marinha, do que qualquer um dos dois a voar por conta própria. O EA-18G “suplementa e complementa” o F-35. Na verdade, Manazir disse que os novos aviões não são necessários para missões estritamente navais, mas por forças conjuntas, inclusive lutando ao lado de aliados dos EUA.

O F-35 pode emitir em um leque de frequências mais restrito e emite apenas numa faixa relativamente estreita na parte dianteira da aeronave, de acordo com Manazir. (O F-35 é o único avião dos EUA projetado para derrotar os mais avançados sistemas antiaéreos russos como o S -400 e acredita-se que o JSF emita nas frequências destinadas a confundir e desativar os sistemas de radar que os alimentam). O Growler pode se envolver em guerra eletrônica não apenas emitindo para a frente, mas continua a emitir mesmo depois que ele começa o retorno à base. Perguntei ao Manazir se a falta de furtividade do F-18 significaria que o Growler teria que voar separadamente e muito atrás do furtivo F-35, mas ele disse que o Growler gera energia suficiente para cobrir o espaço à frente dos F-35 para que eles possam atuar de forma complementar.

Manazir disse que a Marinha está determinada no uso do EA-18G como uma forma de reduzir o curso de uma “campanha e aumentar a eficiência”, boas razões para comprar a aeronave . E isso é com o Growler atual e não aqueles que irão utilizar a nova geração de “jameadores” (Next Generation Jammer). Aqueles aviões , disse ele, serão ainda mais capazes.

A Marinha , como a minha colega Andrea Shalal da Reuters informou, quer mais 22 Growlers e colocá-los em sua lista de exigências sem financiamento, que está atualmente nas mãos do Gabinete do Secretário da Defesa. Agora sabemos o porquê. Não foi uma conspiração da faminta Boeing com a Marinha que realmente não querem que o F-35C . A congressista Loretta Sanchez, membro da subcomissão, levantou a questão durante a audiência e disse que ela teria que considerar as observações de Manazir antes de fazer qualquer compromisso sobre requerimento sem financiamento da Marinha.

Por que demorou tanto tempo para a Marinha discutir isso e acabar com os rumores que flutuavam sobre as verdadeiras razões do serviço querer mais Growlers é uma outra questão que eu não posso responder.

FONTE: Breaking Defense (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTOS: Boeing e USN

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