Governo tcheco oferece caças Gripen para proteger países da OTAN que fazem fronteira com a Ucrânia
França também fez a mesma oferta com seus caças Mirage 2000 para países membros da OTAN próximos à Ucrânia.
A França e a República Tcheca tornaram-se os mais recentes países da OTAN para oferecer proteção com aviões de caça aos membros da aliança preocupados com a situação na Crimeia e as contínuas movimentações de tropas russas na fronteira oriental da Ucrânia.
Em 22 de março, o governo francês disse que vai reforçar a próxima missão de policiamento do Báltico Baltic Air com o caças e aeronaves de alerta aéreo antecipado. No dia seguinte, o governo tcheco disse que iria enviar aviões de combate para ajudar a proteger o espaço aéreo dos países que fazem fronteira ou estão próximos à Ucrânia se for solicitado a fazê-lo.
Segundo a imprensa nacional, a França anunciou que está disposta a enviar caças Dassault Mirage 2000 e aviões AWACS (Airborne Warning and Control System) Boeing E-3F para apoiar caças poloneses MiG-29 ‘Fulcrum’ na Base Aérea Siauliai em abril. O Reino Unido também se ofereceu para enviar Eurofighter Typhoon para apoiar este destacamento da Força Aérea polonesa, mas está aguardando uma resposta da OTAN.
Por sua parte, o governo tcheco anunciou que está disposto a usar seus caça Saab Gripen C para proteger o espaço aéreo dos países que fazem fronteira com a Ucrânia caso seja solicitado. A TV National citou o ministro da Defesa Martin Stropnický dizendo que as conversas para patrulhar as fronteiras da Roménia com a Ucrânia estão sendo realizadas.
As ofertas dos franceses e dos checos para apoio com aviões de combate são os últimos de uma série de movimentos regionais similares e implementações reais projetadas para fornecer material e apoio psicológico para os membros do Leste da OTAN que estão nervosos assistindo os acontecimentos na Ucrânia e na Crimeia. Eles também têm a intenção de enviar uma mensagem para o presidente russo Vladimir Putin em quaisquer novas incursões por suas forças em território ucraniano.
A Força Aérea dos EUA já reforçou seu destacamento atual no Báltico composto por quatro Boeing F-15C Eagle com mais seis aeronaves, e enviou outros 12 F-16 Fighting Falcon para a Polônia. A OTAN e o Reino Unido também enviaram Boeing E-3 para patrulhar o espaço aéreo da Europa Oriental.
FONTE: IHS Jane’s (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
NOTA DO EDITOR: conforme pode ser visto no mapa acima, a República Tcheca não faz fronteira com a Ucrânia
VEJA TAMBÉM:
- Gripen na República Tcheca até 2029
- Gripens da República Tcheca vão patrulhar o Báltico novamente neste ano
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
- USAF reforça defesa aérea do Báltico com mais seis caças F-15
- Caças Gripen da República Tcheca cumprem alerta no Báltico
- F-16 da USAF já estão na Polônia. Rússia responde com o envio de Su-27 para a Bielorrússia
- EUA irão enviar 12 caças F-16 e soldados para a Polônia
- AWACS da OTAN vigiará espaço aéreo na fronteira ucraniana