Força Aérea Sueca estuda opções para renovação de aviões de transporte aéreo e treinamento
A Suécia está começando a estudar suas opções para operar frotas modernas de transportes táticos e treinadores avançados dentro da próxima década, segundo o chefe de gabinete Maj Gen Micael Bydén da Força Aérea.
“Hoje temos oito C-130Hs da Lockheed Martin, mas a sua disponibilidade está diminuindo”, diz Bydén. Comentando sobre os potenciais candidatos à substituição, ele diz: “O KC-390 da Embraer pode ser bom, mas estamos satisfeitos com os C-130 que temos. “Ele também aponta para estreita relação de trabalho do serviço com as forças aéreas da Dinamarca e Noruega, as quais operaram a nova geração C-130J.
Bydén diz que a Força Aérea gostaria de manter sua capacidade atualmente usando o C-130H adaptado para reabastecimento aéreo, devido ao seu valor no apoio à formação de seus pilotos de Saab Gripen. “O objetivo seria ter alguma capacidade de reabastecimento, mas não seria uma grande frota”, acrescenta.
Não está claro quando um novo projeto de transporte poderia ser lançado, mas Bydén diz que o serviço tinha a esperança de receber a aprovação do chefe de defesa da Suécia no ano passado.
No dia 10 de março, em Linköping, local de produção da Saab, Bydén também revelou que a Suécia espera atrair outras forças aéreas para utilização de suas instalações de treinamento para futuros pilotos.
“Nós estamos tentando encontrar maneiras de treinar com outros países”, diz ele. Uma vasta gama de aeronaves poderiam ser consideradas durante a busca de um substituto para atual frota de sueca Saab 105 jatos, diz ele, mencionando a Alenia Aermacchi M-346 , BAE Systems Hawk e Pilatus PC-21 . “Nós discutimos tudo”, acrescenta.
O banco de dados MiliCAS do Flightglobal mostra que a Força Aérea Sueca tem um inventário ativo de 72 jatos Saab 105.
FONTE: Flightglobal / Tradução e adaptação do Poder Aéreo