O setor Aeroespacial e a indústria de aviação dos EUA vê ameaças em envelhecimento da força de trabalho
A Boeing, por exemplo, terá uma grande porcentagem de seus trabalhadores norte-americanos se aposentando em alguns anos e não vê possibilidades para pronta substituições, disse Dennis Muilenburg, presidente e diretor de operações.
“Se olharmos para os dados demográficos de nossa força de trabalho em toda a Boeing e grande parte da indústria aeroespacial, cerca de 50% dos nossos principais engenheiros e mecânicos serão elegíveis para se aposentar nos próximos nos cinco anos”, Muilenburg disse aos legisladores na Subcomissão de Operações de aviação e segurança do Senado Americano.
O painel do Senado se reuniu para considerar o que o governo pode fazer para manter as posições de liderança das indústrias aeroespaciais e de aviação dos EUA como avanço concorrentes global. Principal concorrente da Boeing é baseada na Europa Grupo Airbus.
Desenvolvimento da força de trabalho, questões regulatórias e da necessidade de infraestrutura mais moderna foram alguns dos temas discutidos.
A Administração da Aviação Federal, responsável pela segurança e regulação de aviação civil dos EUA, também enfrenta uma crise pessoal, um trabalho oficial disse aos legisladores.
“Um terço da força de trabalho, incluindo controladores, inspetores (e) sistemas especialistas são elegíveis para se aposentar”, disse Edward Wytkind, presidente do Departamento de Transportes Negociações na AFL-CIO.
“Isso é insustentável e deve ser tratado, porque acreditamos que está acontecendo, não só para operações de impacto para o setor aéreo, mas também a segurança do sistema como você vê essa fuga de cérebros de pessoas de alta qualidade que se aposentam e não estamos contratando e substituindo-os rápido o suficiente “, disse Wytkind.
Incentivar a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática para crianças americanas em idade precoce pode ajudar a criar um “pipeline” de engenheiros qualificados, disseram os funcionários.
“Temos cerca de 4 milhões de crianças a entrar no jardim de infância este ano. Às taxas atuais, que produziria cerca de 60.000 a 70.000 engenheiros no final da faculdade”, disse Muilenburg. “Isso não é ainda suficiente para satisfazer a indústria aeroespacial, e muito menos todos os setores que precisam de engenheiros.”
O Departamento de Transportes dos EUA na quinta-feira relatou um aumento de 6,1 % em viagens de avião em 2013.
Separadamente, a FAA projetada na quinta-feira que o número total de pessoas a voar em companhias aéreas dos EUA subirá para 1,15 bilhão em 2034, sendo que em 2014 serão cerca de 745,5 milhões de pessoas.
Autoridades disseram que as indústrias de aviação e aeroespacial precisam urgentemente de uma melhor tecnologia e os novos trabalhadores altamente qualificados para atender a essa crescente demanda.
“Estamos vendo concorrentes subindo atrás de nós. Você pode ouvir os pés, você pode sentir a respiração quente”, disse Marion Blakey, presidente-executivo da Associação das Indústrias Aeroespaciais.
FONTE: Reuters