F-16 da USAF já estão na Polônia. Rússia responde com o envio de Su-27 para a Bielorrússia

21

Caças F-16 dos Estados Unidos pousaram na base aérea de Lask, na Polônia, nesta quinta-feira (13) em um gesto de apoio aos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte no leste, depois da intervenção russa na Ucrânia, informou a embaixada norte-americana em Varsóvia.

“Aumentar o destacamento de aviação foi uma escolha deliberada para demonstrar aos nossos aliados que o comprometimento dos Estados Unidos com nossas responsabilidades coletivas de defesa tem crédito e continuam valendo”, disse a embaixada dos EUA em Varsóvia em comunicado, confirmando relatos da imprensa feitos mais cedo.

“Um total de 12 aeronaves devem chegar até o final desta semana.”

Essas manobras foram intensificadas a pedido da Polônia, depois que forças russas tomaram o controle da Península da Crimeia, na Ucrânia.

Mais cedo nesta semana, os Estados Unidos e a Polônia começaram exercícios de guerra em Lask. Os EUA dizem que tanto as manobras aéreas como os exercícios navais no mar Negro foram planejados antes da crise na Ucrânia.

FONTE: Reuters, via UOL notícias

Seis Flanker da Força Aérea Russa pousaram na Bielorrússia hoje

 

Seis caças Su-27 da Força Aérea Russa e três aeronaves de transporte levando equipe de apoio pousaram nesta quinta-feira (13/3) em uma base aérea da Bielorrússia para elevar as defesas aéreas dos dois países da, informou o ministro da Defesa russo.

Os aviões reforçarão os quatro Su-27 Flanker russos que já estavam na base aérea próxima de Baranovichi.

O presidente bielorrusso Alexander Lukashenko havia dito anteriormente que a Bielorrússia pediria para a Rússia enviar 15 jatos de combate para o seu território em resposta ao aumento das atividades da OTAN nas fronteiras do país.

FONTE: RIA Novosti

NOTA DO EDITOR: os caças enviados à Polônia pertencem ao 555th Fighter Squadron, baseados em Aviano, na Itália.

wpDiscuz