Com o acordo, a Força Aérea da República Tcheca deverá operar o caça por mais 12 anos, pelo menos

Na quarta-feira, 12 de março, o Governo da República Tcheca aprovou um novo acordo de 12 anos de “leasing” dos 14 caças Gripen C/D operados pela sua Força Aérea Tcheca. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa do país e pela Agência Sueca de Exportação de Defesa e Segurança (FXM), após cerca de dois anos de negociações para o acordo.

A FXM destacou que, com a aprovação, a assinatura do novo contrato deverá ocorrer em abril, após processos internos, e significará que a República Tcheca continuará voando o Gripen até, pelo menos, 2026. Já a nota do Ministério da Defesa da República Tcheca menciona adendo ao contrato com prazo um pouco maior, indo até 2027 e com opção de extensão por mais dois anos, chegando a 2029.

O MD tcheco informou que a extensão do contrato atual foi baseada em três parâmetros: custo significativamente menor, mais tempo de aluguel e modernização das aeronaves ao longo do contrato. Em relação às condições do leasing atual, o custo do novo contrato significa uma redução de 1/3 dos custos.  Foi destacado como simbólico o fato da aprovação do leasing ser feita no dia do 15º aniversário da entrada da República Tcheca na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Já o informe da FXM destacou que o processo de negociação foi difícil e  intenso, expressando também a satisfação pela decisão do Governo Tcheco e o fato do acordo ser vantajoso para ambas as partes, ajudando a promover a relação de custo-eficiência nas forças aéreas dos dois países.

No acordo, estão incluídos itens como treinamento e a modernização das aeronaves, assim como todo o apoio logístico e operacional necessários para a operação dos caças, segundo a FXM. O contrato anterior de leasing dos 14 jatos JAS 39 Gripen C/D foi assinado em 2004, quando a República Tcheca se tornou o primeiro membro da OTAN a voar o Gripen.

A FXM é responsável pelos contratos do Gripen que a Suécia tem com a Hungria, República Tcheca e Tailândia, e também com as negociações em curso com a Suíça para a aquisição da nova geração do caça, o Gripen E. A agência também trabalha numa solução interina com o Brasil, que escolheu o Gripen para sua futura defesa aérea.

FONTES E FOTOS: Agência Sueca de Exportação de Defesa e Segurança (FXM) e Ministério da Defesa da República Tcheca (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês e tcheco)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz