Turquia envia caças para interceptar avião de reconhecimento russo sobre o Mar Negro

12

Oito F-16 foram enviados para interceptar um Il-20 que voava paralelamente ao espaço aéreo turco

 

Segundo informações divulgadas por militares turcos no dia 4/3, o  incidente ocorreu na segunda-feira (3/3) após a crescente tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobre a estratégica península da Crimeia, no sudeste da Ucrânia. O Ministro dos Negócios da União Europeia, Mevlüt Çavuşoğlu, se reuniu com o embaixador ucraniano Sergiy Korsunsky em Ancara na terça-feira para discutir os recentes acontecimentos na Crimeia e na Ucrânia.

“A situação na Ucrânia está entre a União Europeia e a Rússia que forçam o país a escolher um dos lados. Eu acho que é injusto querer que a Ucrânia faça isso [escolher um lado]. A Ucrânia precisa do Ocidente. E todo mundo sabe que também precisa de gás e petróleo da Rússia”, disse Çavuşoğlu durante o encontro com Korsunsky, sublinhando que a Turquia quer a preservação da integridade territorial da Ucrânia.

Korsunsky disse que a retirada das tropas da Rússia também deve incluir as tropas que estão na Crimeia.

O embaixador ucraniano na Turquia também disse que a Ucrânia está à espera de apoio político e econômico da Turquia. Korsunsky apelou à Turquia na segunda-feira para que”forneça assistência política, econômica e, se necessário, militar” para o seu país.

A Crimeia é importante para a Turquia devido à presença de tártaros da Península da Crimeia.

FONTE: Today’s Zaman (tradução e ediçaõ do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTOS: meramente ilustrativas

wpDiscuz