A Rússia reforçou a sua base aérea na Armênia com um lote de caças MiG-29 modernizado, informou uma fonte militar na terça-feira (4/3).

A 3624º Base Aérea da Rússia no aeroporto Erebuni em Yerevan anteriormente era a sede de pelo menos 16 caças MiG-29 Fulcrum que operavam no âmbito de acordos de defesa aérea celebrados entre os membros da Comunidade de Estados Independentes.

“Um lote de caças de quarta geração MiG-29 foi colocado em serviço na base aérea russa em Eerebuni após uma extensa revisão”, informou o porta-voz do Distrito Militar do Sul, o coronel Igor Gorbul, sem especificar o número de aeronaves.

A base aérea Erebuni faz parte da 102º Base Militar da Rússia em Gyumri, perto da fronteira com a Armênia e a Turquia.

Os militares russos disse em janeiro que além dos caças, a base de Erebuni em breve sediará um esquadrão do helicóptero armado com pelo menos 18 helicópteros de ataque e de transporte militar.

FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTO: meramente ilustrativa

NOTA DO EDITOR: algumas fontes dão conta de que a base  é sede do 426 Istrebitel’naya Aviatsionnaya Eskadril’ya (426º Esquadrão de caça). A unidade foi transferida para a Armênia após um acordo deste país com a Rússia, firmado em 2006. A base dista cerca de 21 km da fronteira com a Turquia.

wpDiscuz