Nesta terça-feira, 4 de março, o consórcio Eurofighter divulgou nota sobre o “roll out” (ocasião em que uma aeronave deixa as instalações onde foi montada) do primeiro jato do Tranche 3, que é o novo padrão do caça, produzido na Itália pela linha de montagem de Turin-Caselle.  Trata-se do 64º jato Eurofighter monoposto fabricado para a Força Aérea Italiana.

O caça, cujos componentes foram fornecidos pelas empresas parceiras do consórcio Eurofighter (incluindo italianas) e montado pela Alenia Aermacchi, seguirá agora para a fase de testes de motor. A entrega à Força Aérea Italiana está prevista para este semestre.

Pelo contrato do Tranche 3A assinado em 2009, um total de 112 caças desse padrão foi encomendado pelas quatro nações parceiras do consórcio (Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido). Destes, 21 aviões são destinados à Força Aérea Italiana. O Tranche 3 traz mudanças em relação aos padrões anteriores para torná-lo mais capaz operacionalmente, trazendo também previsão para receber equipamentos que aumentarão essa capacidade no futuro. Por exemplo, os jatos do Tranche 3 já têm incorporados sistemas eletrônicos, de geração de energia e de resfriamento compatíveis com a instalação do novo radar E-Scan.

Desde que entrou em serviço no final de 2003, mais de 400 jatos Eurofighter Typhoon já foram entregues para as quatro nações parceiras e para dois clientes internacionais, Áustria e Arábia Saudita. Em dezembro de 2012, Omã tornou-se o sétimo cliente, ao encomendar 12 aeronaves. A frota mundial já acumula mais de 220.000 horas de voo.

FONTE / FOTO: Eurofighter (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz