Um protótipo do avião de caça avançado foi entregue à Força Aérea Russa para testes, informou o fabricante na sexta-feira (22/2).

O primeiro caça furtivo T-50 foi entregue a um aeroporto militar na região de Astrakhan, sul ​​da Rússia para voos de teste, informou a empresa Sukhoi em um comunicado.

O comandante da força aérea, o tenente-brigadeiro Viktor Bondarev, disse em dezembro que os esquadrões de combate poderiam esperar entregas da versão de produção, conhecido por seu acrônimo russo PAK-FA, em 2016, o mais tardar.

O PAK-FA está programado para substituir a envelhecida frota de caças da era soviética do país.

O Sukhoi T-50 é um avião de caça de quinta geração e apresenta um perfil de discrição com compartimentos internos de armas para armas ar-ar e ar-superfície, os motores com empuxo vetorado e uma habilidade conhecida como supercruzeiro, ou voar supersônico sem o uso de um pós-combustor.

Uma versão de exportação, chamada de avião de caça de quinta geração (FGFA), também está em desenvolvimento em um projeto conjunto com a Índia para força aérea daquele país.

Especialistas consideram o avião comparável ao único caça de quinta geração atualmente em operação no mundo, o F-22 Raptor americano, que entrou em serviço em 2005.

A sede em Moscou da Sukhoi tem conduzido os seus próprios voos de teste de vários dos aviões desde 2010, incluindo reabastecimento em voo e manobras de alta agilidade. A empresa disse em outubro que estes tinham produzido resultados favoráveis.

FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz