Coronel aviador da FAB voa em IA-58 Pucará da Força Aérea Argentina
Oficial é adido de defesa e aeronáutico da Embaixada do Brasil na Argentina, e teve seu batismo de voo em IA-58 Pucará do Grupo 3 de Vigilância Aeroespacial
–
Na sexta-feira, 21 de fevereiro, a Força Aérea Argentina publicou nota a respeito de visita feita pelo coronel aviador Roberto Cezar Salvado Fleury Curado da Força Aérea Brasileira, adido aeronáutico da Embaixada do Brasil na Argentina, ao Grupo 3 de Vigilância Aeroespacial.
A visita iniciou-se em 9 de fevereiro, quando o adido chegou ao Aeroporto Internacional de Resistencia, onde foi recebido pelo comodoro Humberto Di Mascio, chefe do Grupo 3, e pelo major Martín González Lastiri, chefe do “Escuadrón Aeromóvil Pucará”. No dia seguinte, o coronel da FAB realizou um exame médico e recebeu instruções sobre o voo do sistema de armas IA-58 Pucará, desdobrado no aeroporto da cidade, e sobre seu sistema de ejeção.
No meio da manhã, foi realizado o batismo de voo do coronel Roberto Curado, em que ele realizou uma navegação tática a baixa altura que culminou com um ataque simulado ao Aeródromo de Villa Ocampo. Em seguida, realizou-se uma formatura de acrobacia de combate e combates ar-ar simulando o emprego de canhões. Por fim, o oficial brasileiro recebeu o diploma e escudos distintivos do grupo e do avião.
À noite, em jantar comemorativo à visita, o coronel aviador da FAB expressou sua gratidão à Força Aérea Argentina e seu desejo de repetir a experiência no futuro.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Argentina (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
VEJA TAMBÉM:
- Participação da IAI no programa de modernização do Pucará
- FAdeA assina contrato com Turbomeca referente aos motores do Pucará
- Pucará na CRUZEX
- ‘Fumaça’ em Córdoba para o centenário da Aviação Militar Argentina
- Argentina fabricará cem aviões Pampa II para a Alemanha, segundo site
- Meta argentina: 40 Pampas em 4 anos
- Primeiro exercício URUBRA encerra-se com 24 missões de defesa aérea
- Por que o Poder Aéreo argentino foi derrotado nas Malvinas?
- Saiba mais sobre a Operação Prata VI
- Aliança aeroespacial Brasil-Argentina. Desta vez vai?