Começam os testes com a cabeça do rotor principal do primeiro protótipo do helicóptero pesado CH-53K, o sucessor da família Sea Stallion/Super Stallion

 

A Sikorsky Aircraft Corp, uma subsidiária da United Technologies Corp, ligou os motores e girou a cabeça do rotor principal do primeiro protótipo do helicóptero pesado CH-53K – designado Ground Test Vehicle (GTV). O evento ocorrido no dia 24 de janeiro é parte da fase de testes “Bare Head Light Off” – assim chamado porque foi realizado sem as pás do rotor – que começou com uma unidade de força auxiliar em dezembro, com os pilotos de testes nos controles da aeronave.

“O teste com os motores principais em funcionamento do GTV é um passo significativo para o programa helicóptero CH-53K”, disse Mike Torok, vice-presidente do programa CH- 53K da Sikorsky”. Tendo testado independentemente muitos componentes e subsistemas da aeronave, incluindo elétrica e aviônicos, hidráulica e controles de voo, trem de pouso, propulsão, transmissão e rotores, agora começaram a testar estas funções críticas como todo um sistema alimentado por três motores GE de 7500 shp”.

A Sikorsky entregou o GTV para o programa de testes no final de 2012. A aeronave GTV, de 44.000 libras, está equipada com mais de 1.300 pontos com sensores que irão medir e verificar a capacidade de operar com segurança pelos seus próprios meios. A GTV passará por testes em solo por cerca de dois anos com pilotos de teste da Sikorsky e dos Fuzileiros Navais nos controles.

Assim que o teste do cubo for concluído, a Sikorsky montará as sete pás do rotor principal e as quatro pás do rotor de cauda do GTV. Durante esta segunda fase de testes, a Sikorsky realizará extensas verificações dos sistemas de aeronaves que levarão ao teste de aceitação pré-voo, necessário para a liberação do primeiro voo da aeronave.

Quatro aeronaves de teste adicionais estão sendo preparadas para ensaios em voo, com início no final de 2014. Durante o programa de ensaios em voo de três anos a Sikorsky continuará a avaliar o GTV para a resistência a longo prazo dos motores e componentes dinâmicos, capacidade de sobrevivência e práticas de manutenção.

A Sikorsky lidera a equipe de desenvolvimento do helicóptero pesado CH-53K para o USMC. Com peso máximo de 88.000 libras (39.916 kg), a aeronave foi projetada para triplicar a capacidade de carga externa do CH-53E Super Stallion para mais de 27.000 libras ao longo de um raio de missão de 110 milhas náuticas em condições ambientais “altas e quentes”. O USMC espera receber 200 aeronaves CH-53K e atingir a capacidade operacional inicial em 2019.

FONTE/FOTO: Sikorsky (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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