Voa primeiro Super Hornet equipado com IRST
A Marinha dos EUA (US Navy) informou, através do NAVAIR (Naval Air Systems Command), ter completado com sucesso o primeiro voo de ensaio de um F/A-18 Super Hornet equipado com um sensor do tipo IRST (Infrared Search and Track – Busca e rastreamento com infravermelho). O evento ocorreu no dia 11 de fevereiro na Base Aérea de Edwards, Califórnia.
O sistema IRST é um sensor passivo e, por este motivo, não emite radiação, sendo muito difícil de ser detectado. Ele pode acompanhar múltiplos alvos simultaneamente, provendo a capacidade de aquisição de alvos ar-ar mesmo quando estes estão equipados com tecnologia que interfere com radares. Trata-se de um elemento crítico no roteiro do F/A-18E/F Block II da USN, inserido numa série de aprimoramentos de capacidades para que o Super Hornet possa se manter à distância de ameaças conhecidas ou emergentes, nas próximas décadas.
O IRST foi desenvolvido e produzido pela Lockheed Martim, sendo instalado em um tanque de combustível externo fornecido pela GE. A Meggitt Defense Systems Inc é responsável pelo sistema de refrigeração da unidade.
VEJA TAMBÉM: