Polônia vai modernizar seus Su-22 ‘Fitter’
O ministro da Defesa da Polônia, Tomasz Siemoniak, anunciou que a Força Aérea do seu país pretende modernizar os aviões de combate Sukhoi Su-22 ‘Fitter’. Atualmente a Polônia conta com uma frota de 26 aeronaves do modelo M4 (monoposto) e seis UM3K (biposto), operados a partir da base aérea Swidwin.
A decisão final sobre o futuro operacional do tipo será tomada em meados de março, e existem duas opções em análise. A primeira delas seria a de modernizar todas as aeronaves e mantê-las em serviço por mais três anos. A outra seria atualizar apenas um esquadrão de 16 caças e mantê-los em uso por 10 anos. O escopo desse trabalho não foi revelado, mas provavelmente incluiria a instalação de novos aviônicos juntamente com uma revisão estrutural a ser feita pelo parque de material WZL-2 em Bydgoszcz.
Modernizar o Su-22 dará a Varsóvia mais tempo para selecionar o seu sucessor. Alguns anos atrás o país disse que o jato seria substituído por caças Lockheed Martin F-16 de segunda mão ou por F-35, mas a falta de dinheiro impediu que a ideia avançasse.
FONTE: Flight Global (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
VEJA TAMBÉM: