Até o pneu?
A equipe do programa “60 minutes”, da rede de TV norte-americana CBS, produziu uma matéria sobre o caça F-35 e os seus problemas. Muitas das questões levantadas no programa foram já amplamente debatidas e discutidas por outras mídias (inclusive aqui, no Poder Aéro) como a elevação dos custos e os atrasos no cronograma, o fato do avião não voar a noite (sim, a FAA não aprovou a luz de navegação na ponta das asas), o capacete dentre outros.
Mas a equipe do 60 minutes trouxe uma outra informação pouco divulgada sobre os problemas do F-35, e um tanto quanto curiosa. Os pneus do avião. O repórter David Martin entrevistou o gerente do programa, o brigadeiro Bogdan e perguntou sobre os pneus. Eles estão se desgastando a uma taxa de duas, três e até quatro vezes mais do que se esperava. Como o brigadeiro Bogdan respondeu, “pneus não são tecnologia de ponta. Somos capazes de descobrir como fazer pneus para um avançado caça multibilionário”.
Para assistir parte do programa veja o vídeo abaixo.
FONTE: CBS News
VEJA TAMBÉM:
- O que fazer com uma centena de F-35?
- Desenvolvimento do software do F-35 avança, mas alguns problemas persistem
- F-35A não é mais ‘caça VFR’
- Ele vai voar? (PARTE I)
- Ele vai voar? (PARTE II)
- Ele vai voar? (PARTE III)
- Ele vai voar? (PARTE IV)
- Lockheed Martin celebra a entrega do 100° F-35 Lightning II
- Programa do caça F-35 alcança 10.000 horas de voo