Typhoon para o Kuwait: assinado acordo preliminar
O consórcio europeu Eurofighter assinou um acordo preliminar para vender 28 de seus caças para o Kuwait, informou a versão on-line do jornal francês La Tribune nesta quinta-feira.
Dos 28 caças previstos, quatro são opções de compra, segundo a reportagem.
O relatório, citando várias fontes, disse que a Alenia Aermacchi, uma subsidiária do grupo italiano Finmeccanica, que é membro do consórcio, tinha obtido a assinatura do Kuwait sobre o acordo alguns dias antes de o Brasil anunciar a compra de caças Gripen produzidos pela empresa sueca Saab.
A Alenia Aermacchi é responsável ao lado do grupo britânico BAE Systems pela promoção do Eurofighter Typhoon, que concorre no Kuwait com o Rafale 3 e o Super Hornet.
A reportagem disse que se o Kuwait optou por comprar o Eurofighter Typhoon, a decisão seria uma surpresa, dada ” a extensão da influência norte-americana sobre o país do árabe desde a primeira guerra do Golfo”, em 1990-1991, para expulsar o Iraque.
O Kuwait, que atualmente possui caças F/A-18C/D Hornet, quer desenvolver a sua própria frota de caças, diz o relatório.
O consórcio Eurofighter inclui as empresas BAE Systems, a Finmeccanica, e a gigante aeroespacial europeia Airbus, que antigamente era conhecida como EADS.
FONTE: AFP (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
FOTO: meramente ilustrativa (BAE)