Cerimônia para divulgação do contrato de desenvolvimento do padrão F3R do Rafale, produzido pela Dassault Aviation, foi realizada na sexta-feira, 10 de janeiro

Conforme publicamos ontem (clique aqui para acessar matéria), 10 de janeiro, o ministro da Defesa da França, Jean-Yves le Drian, entregou ao CEO da Dassault Aviation,  Eric Trappier, o contrato para desenvolvimento do padrão F3R do caça Rafale, produzido pela empresa.

O evento foi realizado durante visita do ministro às instalações da Dassault em Mérignac, na França. A empresa divulgou uma galeria de fotos sobre o evento, e reproduzimos algumas aqui para os leitores verem um pouco mais o grande hangar onde é realizada a montagem final do Rafale (assim como dos jatos executivos da família Falcon).

A empresa promove o Rafale como o único avião “omnirole” do mundo, capaz de operar de bases terrestres ou de um porta-aviões, capaz de carregar 1,5 vezes o seu peso em armas e combustível, e projetado para realizar o espectro completo de missões de um avião de combate:

  • Interceptação e combate aéreo utilizando um canhão de 30mm, mísseis Mica IR / EM e mísseis Meteor (estes a partir de 2018);
  • Apoio aéreo aproximado utilizando um canhão de 30mm, bombas guiadas a laser GBU-12/24, AASM e GBU-49 guiadas por GPS (empregadas no Afeganistão, Líbia e Mali);
  • Ataque em profundidade utilizando mísseis de cruzeiro Scap – Storm Shadow (empregados na Líbia);
  • Ataque marítimo utilizando mísseis Exocet AM39 Block 2 e outras armas ar-superfície;
  • Reconhecimento tático e estratégico em tempo real utilizando o pod Areos (empregado no Afeganistão, Líbia e Mali);
  • Reabastecimento em voo do tipo “Buddy-buddy”;
  • Dissuasão nuclear utilizando o míssil ASMP-A.

O Rafale entrou em serviço na Marinha Francesa em 2004 e na Força Aérea Francesa em 2006. Das 180 encomendas firmes realizadas pela França até hoje, 126 exemplares já foram entregues, sendo que, desde meados de 2013, as aeronaves saem da linha de produção com o novo radar de varredura eletrônica ativa (AESA) RBE2 da Thales. Ainda segundo a Dassault, a frota atualmente acumula cerca de 120.000 horas de voo, 16.000 delas em operações.

A Dassault também divulgou vídeos sobre a visita do ministro Le Drian a Mérignac (com áudio e discursos em francês) que podem ser acessados clicando nas quatro imagens a seguir, e também diretamente no canal da empresa no youtube (clique no link para acessar).

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz