Hoje (10/1), o Sr. Jean-Yves le Drian, ministro da Defesa francês, entregou ao Sr. Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, o contrato de desenvolvimento padrão F3 R para o avião de combate Rafale. Este evento ocorreu hoje, por ocasião da visita do Sr. Le Drian à fábrica da Dassault Aviation em Mérignac. O contrato foi notificado pela agência de aquisição de material de defesa da França (sigla DGA em francês) em 30 de dezembro passado.

O padrão F3 R é uma evolução do Rafale padrão “F3”. É parte do processo em curso para melhorar continuamente a aeronave de acordo com as necessidades operacionais. Este padrão permitirá que a Dassault Aviation integre os seguintes equipamentos e armas no Rafale:

Míssil ar-ar europeu de longo alcance Meteor produzido pela MBDA. Este míssil de alto desempenho vai conseguir eficácia máxima graças ao radar de varredura ativa que equipa todas as aeronaves Rafale de produção entregue desde meados de 2013.

Casulo designador laser Thales PDL- NG de nova geração. Usado principalmente para ataques ar-superfície, de dia ou de noite, este casulo (pod) aumentará ainda mais o alto grau de precisão que o Rafale tem alcançado desde os seus primeiros compromissos (em 2007 no teatro afegão).

Versão com guiamento a laser do sistema modular ar-superfície AASM da Sagem (integração parcial ocorrida em caráter emergencial durante as operações no Mali). Esta família de armas, com orientação primária por GPS e booster adicional, é incomparável. Foi usado pela Rafale durante as operações na Líbia (2011) para destruir alvos a distâncias de várias dezenas de quilômetros com precisão métrica. A versão guiada a laser é particularmente adaptada para alvos móveis.

A versão F3 R também incluirá atualizações para alguns sensores do Rafale, garantindo a interoperabilidade total.

O lançamento do padrão F3 R:

  • garante que as forças francesas continuarão a ter uma aeronave de alto desempenho, adaptada às suas necessidades;
  • reforça os pontos fortes do Rafale em concorrências internacionais;
  • contribui para a manutenção das competências dos escritórios de projetos da Dassault Aviation e seus parceiros industriais em um nível de classe mundial;
  • confirma o processo de melhoria contínua e abre o caminho para futuros desenvolvimentos para a França e para os clientes de exportação.

A certificação do padrão F3 R está prevista para 2018.

A Dassault Aviation e as 500 empresas francesas associadas ao programa Rafale agradecem o Ministério da Defesa, a DGA, a Força Aérea Francesa e a Marinha francesa para sua confiança.

FONTE/FOTO: Dassault Aviation (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

NOTA DO EDITOR: antes do F3 R  deverá entrar em serviço o padrão F3.4, programado para este ano.

Atualização (20:40h):

DGA lança o programa de desenvolvimento do casulo NG-PDL

A “Directorate General of Armaments” (DGA) assinou um contrato no dia 30 de dezembro de  2013 (porém, divulgado hoje 10/01) no valor de 119 milhões de euros para o desenvolvimento do casulo “Next-Generation Laser Designation” (NG PDL), que deverá entrar em atividade em meados de 2018, na mesma época que o padrão Rafale-R.

Desenvolvido pela Thales Optronics, este novo equipamento terá características que permitirão a busca e a identificação de pequenos alvos e permitirá também ataques ar-superfície com alta precisão.

Este programa é financiado pelo contrato guarda-chuva of the “Loi de programmation militaire” (LPM) 2014-2019 e ajudará a apoiar a indústria optrônica francesa. O LPM fornece financiamento para vinte casulos PDL-NGs, sendo que 16 deles serão entregues entre 2018 e 2019.

FONTE: Ministério da Defesa francês (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz