Força Aérea Francesa desloca seu segundo exemplar da aeronave de transporte para a África

 

A Força Aérea Francesa realizou o primeiro voo operacional empregando um avião de transporte tático A400M, para transportar 22 toneladas de suprimentos em apoio à Operação Serval no Mali.

Realizado a partir da base aérea de Orléans em 29 de dezembro de 2013, empregando o segundo A400M d euma encomenda de 50 aviões, a surtida durou 6h 40min e incluiu o transporte do ministro da Defesa francês, Jean- Yves Le Drian, ao estado Africano, como parte de uma turnê que também envolve visitas ao Chade e ao Níger.

A França, que aceitou seu primeiro A400M em 2 de agosto de 2013, realizou a tarefa usando o seu segundo exemplar recebido (MSN8/F-RBAB). “Nós planejamos o voo cuidadosamente a fim de superar todas as eventualidades”, disse o comandante da missão, o tenente-coronel Creuset. Este trabalho incluiu o uso de um simulador de missão integral recém-instalado em Orléans para ensaiar a implantação.

A capacidade útil de carga máxima do A400M é de 32t, o dobro dos Dassault-Breguet C160 Transall, cuja frota será substituída exatamente pelo A400M. Falando no mês passado na conferência de transporte aéreo militar da SMI em Sevilha, Espanha, o comandante do componente da força conjunta da Força Aérea Francesa para a Operação Serval disse que a nova aeronave teria feito uma diferença significativa durante os primeiros movimentos da ação, ocorrido em janeiro do ano passado.

Em uma das missões, para lançar pára-quedistas do exército francês perto de Timbuktu (ver imagem abaixo), foram necessárias seis aeronaves Transall operando a partir de Abidjan, na Costa do Marfim. A mesma tarefa poderia ter sido feita usando apenas dois A400M voando sem necessidade de reabastecimento aéreo a partir de Orléans , disse o brigadeiro Philippe Montocchio. Paris espera que a sua nova aeronave de transporte possa atingir plena capacidade operacional ainda este ano.

A Airbus Defence & Space, antiga Airbus Military, entregos somente dois dos quatro A400M esperados em 2013. A Turquia continua em conversações prolongadas sobre a aceitação dos seus primeiros dez exemplos desde o final do terceiro trimestre, enquanto a França solicitou que a sua terceira “Atlas” – que recentemente voou pela primeira vez – fosse retida até o início de 2014. As células deverão ser adicionadas conforme o plano anterior para a entrega de dez aeronaves este ano, incluindo o primeiro da encomenda da Alemanha e do Reino Unido.

FONTE/FOTO:Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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