Quem vai substituir o F-5 na Indonésia?
Número de unidades deve ser suficiente para compor um esquadrão com cerca de 16 caças
O Ministério da Defesa da Indonésia anunciou o seu plano para substituir a frota de caças F-5E Tiger II por caças de última geração como o Sukhoi Su-35 russo. “Recebemos propostas de vários fabricantes de caças a jato para substituir o avião de caça F-5 Tiger II.
Estamos no processo de avaliação para ver qual é o caça que melhor atende às nossas necessidades, podendo ser aeronave da Rússia, dos EUA, ou de outros países”, disse o ministro da Defesa, Purnomo Yusgiantoro, na terça-feira (8/1).
Purnomo falou sobre o plano após a realização de uma reunião com o comandante militar indonésio, General Moeldoko e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia, brigadeiro Ida Bagus Putu Dunia.
O ministro destacou que eles têm pelo menos 5 ou 6 opções de caças para substituir os veteranos F-5, em serviço há mais de três décadas.
Ele pediu para que os oficiais pesassem todas as opções disponíveis sobre qual caça atende às especificações para substituir o “Tiger”.
O ministro espera que os oficiais cheguem a uma decisão em breve, pois assim o plano de requisição pode ser incluído no Plano Estratégico II da Indonésia de 2015-2020.
“Espero que o caça a jato de última geração a ser escolhido seja capaz de transportar mísseis de longo alcance”, acrescentou Purnomo . Enquanto isso , o general Moeldoko comentou que a Força Aérea da Indonésia realizou um estudo com vários caças a jato, como o russo Sukhoi Su-35, os norte-americanos F-15 Eagle e F -16 Fighting Falcon, e o JAS 39 Gripen da sueca Saab.
“Ainda estamos avaliando as opções. Depende posição financeira do país”, afirmou Moeldoko. Ida observou que a Força Aérea da Indonésia está disposta a ter um esquadrão de 16 novos caças para substituir os veteranos F-5.
“Vamos seguir o Plano Estratégico. Vamos rever a decisão de acordo com o comando do Comandante Militar da Indonésia e do ministro da Defesa, considerando também as finanças do estado”, afirmou Ida.
FONTE: Antara News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Indonésia procura substitutos para os seus F-5
- Indonésia quer mais 16 caças Sukhoi
- KFX/IFX: transição política atrasa caça da Coreia do Sul com a Indonésia
- Indonésia recebeu dois Su-30 e espera por mais quatro
- Indonésia trocará Sukhoi novo por F-16 velho
- Força Aérea da Indonésia interessada em caças F-5 usados de Taiwan
- Indonésia vai às compras no deserto do Arizona, em busca de 30 caças F-16
- Reino Unido em conversas com a Indonésia para vender o Typhoon
- Indonésia e Coréia do Sul juntas no programa de caça de 4,5ª geração