EC725 Caracal francês reabastece em voo com HC-130P Hercules americano

8

 

Reabastecimento em voo foi realizado em 16 de dezembro, na costa do Djibouti, assim como diversas outros treinamentos ligados à doutrina de C-SAR

Na terça-feira, 7 de janeiro, a Força Aérea Francesa divulgou nota sobre uma rara oportunidade que foi aproveitada pelo pessoal do Esquadrão 1/67 “Pyrénées”, que voa helicópteros EC725 Caracal: a de reabastecer em voo com uma aeronave da USAF (Força Aérea dos EUA).

O treinamento ocorreu em 16 de dezembro, aproveitando um deslocamento de dois helicópteros Caracal a bordo do porta-aviões Charles de Gaulle da Marinha Francesa, na missão “Belleau Wood” (veja matéria no site do Poder Naval, clicando no primeiro link da lista abaixo). As aeronaves e os membros do esquadrão que participaram da missão foram então desdobrados temporariamente para a Base 188, no Dijibouti. O treinamento na região permite a realização de diversas atividades, com a vantagem adicional de que o terrreno é muito similar ao encontrado no Afeganistão, onde o esquadrão operou o Caracal ao longo de seis anos, ajudando assim a transmitir melhor essa experiência acumulada a seus novos integrantes.

Os treinamentos envolveram voos noturnos, tiro aéreo, desembarque de comandos e resgate de pessoal, além da já citada oportunidade única de se treinar reabastecimento em voo, com a cooperação de um HC 130P Hercules da USAF. Segundo o comandante do esquadrão, “commandant” Alexandre Boyez, foi demonstrado novamente o domínio da capacidade de reabastecer em voo, “que permite ações em maior profundidade e com mais tempo de voo, que são dois fatores críticos para o sucesso de uma missão de Busca e Salvamento de Combate” (C-SAR).

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz