F-5: contratação da modernização dos ‘jordanianos’ completa três anos

31

Há três anos o Diário Oficial da União (DOU) publicava o Extrato de Dispensa de Licitação em que a Embraer Aviation International era contratada para modernizar onze F-5, adquiridos usados da Jordânia. Ainda segundo as informações do DOU, o valor do contrato é de US$ 107,519,244.09.

Desde então, pelo que pudemos averiguar até o dia 1º de dezembro passado, todos os três bipostos adquiridos junto à Força Aérea Jordaniana foram enviados para as instalações da Embraer em Gavião Peixoto para modernização. Outros quatro monopostos também seguiram para lá, sobrando apenas um lote final de quatro monopostos no hangar Major Santos do Parque de Material de São Paulo (PAMA-SP).

Destes quatro que permanecem no PAMA, dois (FAB 4883 e 4884), conforme já havíamos mostrado em matéria do início do mês (veja primeiro link da lista abaixo e consulte os demais para entender todo o programa e assuntos relacionados) estão aparentemente com suas células completamente revisadas e revitalizadas – ver imagem abaixo, em que se percebe a pintura “primer” já aplicada.

Pela sua posição no hangar, ambos entraram na linha de montagem de asas e demais componentes, como sistema de combustível, trens de pouso, sistema hidráulico e motores, dentre outros, antes de serem enviados para as instalações da Embraer em Gavião Peixoto, onde receberão os novos sistemas eletrônicos e alterações na estrutura do nariz para receber o radar Grifo.

Os últimos dois exemplares ainda estão na área de revitalização da estrutura. Um deles é o 4879, que aparece na imagem de abertura, e outro é o 4885, visto abaixo.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz