Jatos AMX italianos completam 8.000 horas de voo no Afeganistão

12

Também foram celebradas as 12.000 horas de voo de aeronaves remotamente pilotadas Predator-A, somando 20.000 horas desses dois tipos empregados no Afeganistão pela Força Aérea Italiana

No dia 19 de dezembro, foram comemorados pela Força Aérea Italiana 20.ooo horas de voo de suas aeronaves AMX e Predator-A no Teatro de Operações Afegão, na “Joint Air Task Force” (JATF). Os jatos AMX, empregados pelo Grupo Tarefa “Black Cats” chegaram às 8.000 horas no Afeganistão, enquanto as aeronaves remotamente pilotadas (ARP) Predator-A, do Grupo Tarefa “Astore”, completaram 12.000 horas.

Os AMX operam em Herat desde 2009, com pessoal proveniente do 32° Stormo de Amendola e do 51° Stormo de Istrana, em apoio à força multinacional operando na parte ocidental do país. Já os Predator-A operam desde 2007 com pessoal do 32° Stormo di Amendola, em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISF).

Outras unidades aéreas italianas que operam hoe no Afeganistão são o Grupo Tarefa “Albatros”, com aviões de transporte C-130J e YEC-27-J JEDI da 46ª Brigada Aérea de Pisa; o Grupo Tarefa “Astore”, com ARP do tipo Predator MQ1C do 32° Stormo de Amendola.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)

NOTA DO EDITOR: quer saber mais sobre o AMX, o que inclui sua operação em conflitos como o do Afeganistão e outros? Então adquira hoje mesmo seu exemplar da revista Forças de Defesa número 9, que traz uma matéria especial com mais de 30 páginas contando todo o desenvolvimento do jato ítalo-brasileiro, com muitas informações e fotos inéditas, desde as primeiras ideias em cada país até as versões modernizadas. Não perca! Clique na imagem abaixo para saber como comprar a sua revista.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz