Exclusivo: FAB se despede dos caças Mirage 2000
Cerimônia de despedida oficial foi realizada nesta sexta-feira, 20 de dezembro, e operação dos caças está programada para cessar no próximo dia 31
Samuel Pysklyvicz
Aconteceu na data de hoje, 20 de dezembro de 2013, a despedida da aeronave Mirage 2000C/B do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA ou Esquadrão Jaguar) da Força Aérea Brasileira em Anápolis-GO. Na cerimônia estiveram presentes autoridades civis e militares, incluindo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
Com a escolha do novo avião do programa F-X2, o caça sueco Gripen NG, os militares estão visivelmente mais animados. Os Mirage 2000 continuam em operação até o final deste mês fazendo a proteção da capital federal e depois o alerta da base será feito em rodízio por 3 esquadrões equipados com caças F-5EM, sediados no Rio de Janeiro-RJ, Manaus-AM e Canoas-RS. Soubemos também que logo mais em 2014 aeronaves Gripen C/D poderão vir equipar o Esquadrão Jaguar, para que este possa continuar a cumprir sua missão de defesa aérea até a chegada do Gripen NG. Os F-5EM presentes na despedida eram dos esquadrões Pif-Paf e Pampa.
Na base estava exposto um banner que trazia uma foto do Gripen NG com o texto: “Aqui, já me sinto em casa!”. (ver foto no final da matéria).
Desejamos toda sorte do mundo ao novo comandante do 1º GDA, major-aviador Claucio Marques Oliveira Marques, e também ao tenente-coronel Breviglieri, pela recepção e pelo excelente trabalho realizado à frente do Esquadrão Jaguar.