Welsh: preço do F-35 para USAF está em US$ 150 milhões, mas vai cair
O comandante da USAF declarou no último dia 13 que o F-35 tornou-se uma necessidade para a USAF após o encerramento do programa F-22
No dia em que a Lockheed Martin entregou o 100º caça F-35 Lightning II para Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), as autoridades do governo comemoraram o evento delinearam o valor da aeronave.
O F-35 será entregue à Base Aérea de Luke, no Arizona, onde ele servirá como o primeiro avião de treinamento para pilotos do caça de quinta geração.
O comandante da Força Aérea, o brigadeiro Mark A. Welsh III, chamou o evento de ” um grande acontecimento para a Força Aérea”, durante uma coletiva de imprensa do Pentágono ocorrida no último dia 13 de dezembro.
Welsh comentou sobre a necessidade do JSF para a USAF, uma necessidade que se tornou ainda mais crítica, disse ele, depois que o Departamento de Defesa encerrou a compra dos caças F-22 Raptor.
O F-22 deveria fornecer superioridade aérea em qualquer ambiente, disse Welsh. Mas com um número reduzido de F-22 para atuar nesta função, o F-35 deverá tomar este lugar. “O F-35 é necessário para atuar conjuntamente com o F-22 na tarefa de superioridade aérea logo no início de um conflito convencional de alta intensidade para sobreviver contra as ameaças de quinta geração que acreditamos que estarão em atividade em breve”.
Mesmo com as modernizações, disse Welsh, os caças de superioridade aérea atuais como o F-15 Eagle e o F-16 Fighting Falcon, não poderão sobreviver contra uma ameaça de quinta geração.
“Operacionalmente, é apenas um fato”, acrescentou. “Eu certamente não estou disposto a ir para a minha secretária ou o secretário de defesa ou para o chefe (do Estado-Maior Conjunto) e dizer:” Eu recomendo a manutenção dos nossos caças atuais e suas atualizações, e simplesmente aceitemos mais perdas e contemos com a incrível capacidade de nossos aviadores para vencer a luta de qualquer maneira”.
O programa de caça de ataque conjunto é o mais caro na história militar americana . A Força Aérea vai voar a variante F-35A , a Marinha vai voar o F-35C , e o Corpo de Fuzileiros Navais vai voar o F-35B . A capacidade operacional inicial (IOC em inglês) para a Força Aérea está marcada para dezembro de 2016.
O programa apresentou contratempos crescentes. Os custos subiram e o valor “flyaway” para a versão da Força Aérea é cerca de US $ 150 milhões por aeronave.
Mas agora, a escala de produção da aeronave está subindo e os custos de produção estão caindo, disse Welsh”. Desde 2011, o programa tem atingido suas metas sistematicamente. Nós temos aliados que participam do programa e comprometeram-se com a compra da aeronave, que fornecerá mais e mais benefícios financeiros para nós com o tempo”.
Welsh disse que agora não é a hora de cortar o programa do JSF.
“Eu não acredito que este é um bom momento para falar sobre o total da compra – travando-o em algum número”, disse ele . “Eu acho que isso iria colocar o programa em risco financeiro a custar-nos ainda mais”.
FONTE: USAF (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
VEJA TAMBÉM: