Caças MiG-21 mais antigos da IAF serão aposentados nesta quarta-feira

11

Uma das primeiras variantes do caça MiG 21 em atividade na Índia, que lutou na guerra contra o Paquistão em 1971, está prestes a voar para os anais da história nesta quarta-feira.

A aeronave fará o seu último voo durante uma cerimônia de encerramento das atividades na base aérea de Kalaikunda, na presença do comandante da Força Aérea Indiana (IAF), N A K Browne.

“O estrondo do pós-combustor do MiG-21 FL não será mais ouvido a partir de 11 de dezembro”, disse a IAF em um comunicado.

Quatro MiG-21 FL, pilotados por instrutores da Unidade de Conversão Operacional, farão uma passagem enquanto Browne comandará a cerimônia de despedida. Formações de MiG-27 ML e Sukhoi-30MKI também voarão em reverência ao legado do caça que voou nas guerras de 1965 e 1971.

Em pequenos números, o MiG-21 atuou de forma restrita em 1965, mas foi crucial em 1971, dando à IAF a superioridade aérea sobre pontos vitais, informou o comunicado.

No primeiro combate supersônico ocorrido no subcontinente em 1971, um Mig-21 FL da IAF teria derrubado um F-104 Starfighter do Paquistão com os seus canhões internos e, no final das hostilidades, os Mig-21 da IAF teriam derrubado quatro F-104, dois F-6, um F-86 Sabre e um Lockheed C-130 Hercules, segundo fontes indianas.

FONTE:
Times of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

NOTA DO EDITOR 1: a IAF ainda voa um número considerável do MiG-21 modernizado, conhecido como “Bison”. Essse modelo ainda deverá permanecer em atividade até 2020 ou mais, dependendo do reequipamento da IAF, que aguarda ansiosa a conclusão das negociações do programa MMRCA, no qual o Rafale foi eleito a proposta L1.

NOTA DO EDITOR 2: o modelo FL é a versão de exportação do MiG-21 PF. Na Índia foram produzidos sob licença 205 MiG-21 FL.

wpDiscuz