Ministério da Defesa da Índia autorizou a criação da unidade, que deverá ser similar a uma instalação da Dassault existente na França

Segundo notícia publicada pelo jornal Deccan Herald nesta terça-feira, 10 de dezembro, a francesa Dassault Aviation e a Reliance Industries planejam estabelecer uma instalação de produção de asas para o caça Rafale, selecionado pela Força Aérea Indiana para uma encomenda de 126 exemplares. Provavelmente, a instalação será estabelecida em Bangalore.

Pelos planos, a Dassault ajudará a Reliance a instalar uma fábrica similar à francesa. O Ministério da Defesa e outras agências ligadas ao tema deram autorização para que as duas empresas criem a unidade, segundo as fontes contactadas.

O Rafale foi selecionado pela Índia no ano passado após um processo de cinco anos em que outros cinco concorrentes participaram. Desde então, a Dassault e o Ministério da Defesa estiveram engajados em longas negociações de contrato, incluindo discussões relacionadas à Reliance Industries, que a empresa francesa desejava que fosse o principal parceiro na produção local.

Porém, o Governo Indiano deixou claro que a estatal HAL seria a líder integradora do projeto na Índia. As questões foram resolvidas e a HAL começou a preparar suas equipes para implementar o projeto, após sua esperada assinatura.

FONTE: Deccan Herald (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Dassault

NOTA DO EDITOR: as asas do Rafale são produzidas nas instalações da Dassault em Martignas, na França, que podem ser vistas nas fotos acima. Para saber mais sobre a produção do caça, clique no primeiro link da lista abaixo, que dá acesso a um vídeo bastante didático da empresa, com versões em francês e inglês (a matéria traz um resumo feito pelo Poder Aéreo, para ajudar os leitores não versados nessas línguas). Para ler sobre negociações da empresa com a Índia, incluindo discussões relacionadas à fabricação do Rafale por empresas indianas, clique nos demais links.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz