A Base Aérea de Istrana da Força Aérea da Itália (AMI) é a sede do 51° Stormo (Ala), que opera dois esquadrões de AMX: o 103° Gruppo e o 132° Gruppo. Mas lá também estão estocados alguns dos AMX da AMI que não foram modernizados para o padrão ACOL.

Na imagem acima, do Google Earth, aparece o aeródromo de Istrana com destaque para dois locais distintos onde é possível ver alguns AMX fora das instalações. No recorte da esquerda é possível ver um F-104G entre os AMX e no recorte da direita é possível identificar um dos AMX como o MM7101 (primeiro de cima para baixo). Este AMX não foi modernizado e sua situação é: “estocado”. O MM7101 foi estocado ainda com a pintura comemorativa aplicada em 2000 (ver foto abaixo).

Não muito distante de Istrana (algo como 9km em linha reta) está o aeroporto da cidade de Treviso. Na parte oposta do aeroporto civil fica localizada o 3″° Reparto Manutenzione Velivoli”(Comando Logistico – COMLOG). Lá são feitas as inspeções a cada 500 horas nos AMX da Itália. É possível que outros AMX também estejam estocados no interior das instalações do 3 RMV.

wpDiscuz