Caça da Força Aérea Alemã é o 400º Eurofighter entregue

26

Acaba de ser atingido o número de 400 jatos Eurofighter Typhoon entregues. A 400ª entrega é de um caça recebido pela Força Aérea Alemã na última quarta-feira, 4 de dezembro, em cerimônia especial realizada no Centro de Sistemas Aéreos Militares da Cassidian, na cidade de Manching, no sul da Alemanha. Compareceram ao evento diversas autoridades, altos executivos e oficiais.

Na Força Aérea Alemã, o caça entregue na quarta-feira representa a 112ª unidade recebida. Segundo nota do consórcio Eurofighter, a entrega é um marco no maior programa de defesa da Europa, e o foco agora está em reforçar as campanhas de exportação, para a conquista de novos contratos e clientes para o caça, o que se tornou ainda mais importante devido aos tempos difíceis vividos pela indústria de defesa.

O Eurofighter Typhoon opera em seis nações, que são os quatro parceiros originais,Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, além da Áustria e da Arábia Saudita. A primeira entrega de um Typhoon deu-se no final de 2003, para a Força Aérea Real britânica, que também foi o cliente do 100º caça entregue (em setembro de 2006). A aeronave de número 200 correspondeu a uma entrega à Força Aérea Alemã, em novembro de 2009, enquanto o 300º Eurofighter foi recebido pela Força Aérea Espanhola, em novembro de 2011.

Quanto a esquadrões que operam o caça, na atualidade esse número chega a vinte: sete no Reino Unido (4 em Coningsby, 2 em Leuchars e 1 em Mount Pleasant, nas Falklands / Malvinas); cinco na Itália (2 em Grosseto, 2 em Gioia del Colle e 1 em Trapani), três na Alemanha (Laage, Neuburg e Nörvenich), três na Espanha (2 em Morón e 1 em Albacete), além de uma unidade na Áustria (Zeltweg) e outra na Arábia Saudita.

Nesses dez anos desde a primeira entrega, a frota acumulou mais de 210.000 horas de voo, entre missões reais de combate e de treinamento operacional. Atualmente, estão sendo desenvolvidas novas capacidades na chamada “Fase 1 de Aprimoramento”, que são a integração do míssil ar-ar Meteor, do novo radar E-Scan, além de novos armamentos.

FONTE / FOTOS: Eurofighter (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz