Franceses treinam ataques nucleares com Rafale e Mirage 2000N

4

Treinamento batizado de ‘Poker’, realizado rotineiramente, envolve também aeronaves de reabastecimento em voo e jatos Mirage 2000N. Na imagem acima, caça Rafale deixa hangarete com míssil ASMP-A, de ataque nuclear, na estação ventral

Em 20 de novembro, as Forças Aéreas Estratégicas (FAS) da França efetuaram uma manobra conhecida como “Poker”, realizada várias vezes ao ano, com o objetivo de treinar essas forças a realizar operações com armas nucleares, que são os principais meios de dissuasão franceses.

O treinamento visa simular, em voo, uma surtida nuclear, mobilizando meios das FAS espalhados no território francês, sob o comando do general Patrick Charaix, que dá a ordem de decolagem a partir do centro de operações situado sob o solo, em Taverny.

Com a ordem, aeronaves Rafale, Mirage 2000N (versão do Mirage 2000 dedicada à missão de ataque nuclear, mas que também pode realizar ataques com armamento convencional) e C135 de reabastecimento em voo decolam para a missão, que tem a duração de várias horas e simula a existência de ameaças aéreas e terrestres adversárias. O perfil da missão envolve voos em alta altitude, penetração a baixa altitude e reabastecimentos em voo.

FONTE / FOTO: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz